Home Tech Digital Atenção: Surgem novos malwares visando servidores de governo e transações de comércio...

Atenção: Surgem novos malwares visando servidores de governo e transações de comércio eletrônico

Pesquisa recente descobriu novas famílias de malware que estão sendo usadas para crimes cibernéticos, espionagem e fraude de SEO



A ESET descobriu um conjunto de famílias de malware, que não haviam sido documentados anteriormente, que são implementados como extensões maliciosas para o software de servidor web Internet Information Services (IIS). Visando servidores de e-mail do governo e sites que realizam transações de comércio eletrônico, bem como auxiliando na distribuição de malware, essa ameaça opera espionando e manipulando as comunicações do servidor.

Além de fornecer uma análise completa das famílias recentemente descobertas, o novo white paper, “Anatomia do malware nativo do IIS”, serve como um guia para ajudar a detectar, analisar e mitigar esses tipos de ameaças do lado do servidor.

O Internet Information Service, também conhecido pela sigla IIS, é o software para o servidor web do Microsoft Windows que possui uma arquitetura modular extensível. A ESET baseou sua pesquisa em módulos IIS nativos que são maliciosos, onde encontraram mais de 80 amostras exclusivas que foram ativamente usadas no contexto de uma campanha e as classificaram em 14 famílias de malware, 10 das quais não haviam sido documentadas anteriormente.



Veja as recomendações que podem ajudar a mitigar ataques de malware IIS:

Use contas dedicadas com senhas exclusivas e fortes para a administração do servidor IIS. Solicite autenticação multifator (MFA) para essas contas. Monitore o uso dessas contas.

Instale periodicamente atualizações de segurança para o sistema operacional e analise cuidadosamente quais serviços são expostos à Internet para reduzir o risco de exploração do servidor.

Considere o uso de um firewall de aplicativo da web e/ou solução de segurança de endpoint no servidor IIS.

Módulos nativos para IIS têm acesso irrestrito a quaisquer recursos disponíveis para o processo de trabalho do servidor; apenas módulos IIS nativos de fontes confiáveis ​​devem ser instalados para evitar o download de versões “trojanizadas”. Esteja especialmente atento aos módulos que prometem recursos muito bons para ser verdade, como aprimorar o SEO de forma mágica.

Verifique regularmente a configuração do servidor IIS para verificar se todos os módulos nativos instalados são legítimos (assinados por um fornecedor confiável ou instalados propositalmente).

“Ainda é muito raro que softwares de segurança de endpoint (e outros) sejam usados ​​em servidores IIS, tornando mais fácil para os invasores operarem sem serem detectados por longos períodos. Isso deve chamar a atenção de todos os portais da web que desejam proteger seus dados de visitantes, incluindo credenciais de autenticação e informações de pagamento”, disse Camilo Gutiérrez Amaya, chefe do Laboratório de Pesquisas da ESET América Latina.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas