Após o atentado em Nice, na França, que vitimou cerca de 80 pessoas e deixou mais algumas dezenas gravemente feridas, a internet foi novamente inundada por solidariedade e mensagens de apoio ao país e aos familiares das vítimas. No calor do momento e na tentativa de transmitir seus sentimentos, muitas pessoas estão ajudando a espalhar fotos dos mortos. Mas talvez essa não seja a melhor forma de mostrar apoio.
Alguns jornalistas e estudiosos do radicalismo religioso do Oriente Médio passaram a alertar, já na noite de ontem, que apoiadores de grupos terroristas e perfis falsos usados por eles para transmitir mensagens estavam usando as fotos de mortos e as hashtags comuns para aproveitar a onda e espalhar frases de ódio e convocação para novos enfrentamentos.
Jenan Moussa, correspondente do mundo árabe para jornais ocidentais foi uma das primeiras a alertar isso em seu perfil no Twitter. “Canais do Estado Islâmico estão exortando seus seguidores a usar hashtag mesmo usado pelo resto do mundo para espalhar suas ameaças e mensagens”
ISIS channels are urging their followers to use same hashtag used by rest of the world to spread their threats & messaging. #NiceAttack
— Jenan Moussa (@jenanmoussa) July 14, 2016
O escritor, ativista e diretor-executivo do Conselho das Relações Americano-Islâmicas, Imraan Siddiqi, completou o alerta. “Dica para mim e para os outros. Não olhar para o que os inimigos estão dizendo. Seu trabalho é para incitar 24 (horas)/7(dias por semana).”
Tip for myself and others.
Don't look at what the haters are saying. Their job is to incite 24/7.— Imraan Siddiqi (@imraansiddiqi) July 15, 2016
Imagens fortes
No ataque a Nice, o suspeito que, de acordo com as autoridades é um homem de 31 anos franco-tunisiano de 31 anos, usou um caminhão para ir de encontro á multidão que via a queima de fogos na praia, em comemoração ao Dia da Bastilha. Logo após o ocorrido, dezenas de vídeos e imagens inundaram as redes sociais.
Como ele pegou pessoas desprevenidas e famílias com mulheres e crianças, as imagens são fortes. Essa característica das fotos e vídeos está sendo usada, pelos apoiadores de radicais, para mostrar como eles agem e disseminar o medo na França e em outros países. Uma das mais fortes mostra o corpo coberto de uma criança ao lado de sua boneca.
Há outras imagens para mostrar solidariedade à Nice. Uma das mais belas é o desenho criado pelo cartunista francês Plantu.
NICE pic.twitter.com/KAH1F5ZKf4
— PLANTU Officiel (@plantu) July 14, 2016
Acesse os outros sites da VideoPress
Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br
Radar Nacional – www.radarnacional.com.br
–