*Por Fátima Silano
A rotina das pessoas está cada vez mais agitada e a luta contra o relógio é diária, uma vez que a lista de tarefas para cumprir em um dia costuma ser extensa e fatores comuns das grandes cidades – como distância e trânsito, por exemplo – dificultam a realização das tarefas com agilidade. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
Para aqueles que têm filhos, a situação pode ser ainda mais complexa. É preciso conciliar maneiras de realizar todas as obrigações e ainda ter tempo para aproveitar e cuidar das crianças. Você já imaginou como seria se a tecnologia nos auxiliasse a controlar todas essas situações?
Se você está pensando que já utiliza a tecnologia para otimizar o dia a dia de sua família utilizando os grupos de conversa online, por exemplo, você está enganado. Claro que essas funcionalidades são grandes facilitadores da comunicação, no entanto, existem outras soluções, ligadas à Internet das Coisas (IoT), que permitem que os responsáveis de uma casa consigam controlar todos os cômodos do imóvel – em tempo real – mesmo estando a quilômetros de distância. Essa automatização garante segurança e conforto de quem a adota.
Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Automação Residencial (Aureside), esse mercado projetou um crescimento anual de 11,36% entre 2014 e 2020. Claro que ainda existe um grande potencial para ser explorado no Brasil mas, atualmente, os arquitetos e engenheiros já estão desenvolvendo seus projetos voltados para essas exigências.
Por outro lado, as pessoas também estão passando a olhar a inclusão dessas facilidades como algo que vai muito além de um custo, já que proporcionam uma melhor qualidade de vida e auxiliam na redução de gastos com luz e água.
O investimento de um projeto como esse também é percebido quando olhamos para o aumento de segurança que ele propicia com o uso de câmeras de monitoramento. Com a instalação dos equipamentos é possível acompanhar pelo celular tudo o que está acontecendo em sua casa e, caso seja necessário, com apenas um comando é possível autorizar ou bloquear a entrada das pessoas.
Mais um benefício das câmeras é o acompanhamento de tudo o que está acontecendo em tempo real, ou seja, é possível verificar se as crianças estão fazendo algo que não deveriam ou se o animal de estimação está com algum problema. Nas escolas o monitoramento também é possível. Existem algumas delas que já estão equipadas e os pais podem ter acesso às imagens a qualquer momento do dia, de maneira remota.
E os benefícios das casas inteligentes não param por aí. É possível verificar até mesmo as gavetas! Quando é preciso controlar o horário dos remédios de quem está em casa, por exemplo, pode-se programar o lugar em que eles estão guardados para que você seja avisado caso a gaveta não seja aberta no momento em que a medicação precise ser tomada.
Se para você o problema é com o filho adolescente que sempre se atrasa para ir para escola, ou com o controle de horário de idosos, isso também pode ser evitado, já que com a programação dos colchões, você pode saber se a pessoa acordou no horário correto.
Para evitar o desperdício, existem as programações de inúmeros utensílios, como os chuveiros, torneiras, janelas e televisões. Com isso, ao detectar que algo está ligado sem utilização, os equipamentos são automaticamente desligados. E com a programação de abertura de cortinas e persianas, a luz natural pode ser melhor aproveitada, diminuindo a necessidade da utilização de energia.
Portanto, a automação de forma integrada pode proporcionar inúmeros benefícios para a população, garantindo uma supervisão quase impossível de ser alcançada de outra forma. Vale ressaltar que a tecnologia pode ser uma grande facilitadora, mas é fundamental a inteligência humana para analisar as situações e tomar as decisões mais adequadas para cada momento.
*Fátima Silano é diretora da Building Information, uma divisão da Seal Telecom
[/read]INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
Veja também
Evento de automação chega à 20ª edição com novidades para o comércio
Insteon anuncia aliança com o Google Assistant para Automação Residencial
3 Passos para adotar a Inteligência Artificial em sua empresa