Dois dos bancos nacionais de Cingapura, o DBS e o POSB, ambos parte do grupo DBS, iniciaram testes com os clientes de novos serviços nas ATMs (caixas eletrônicos) e atendimento por smartphone, impulsionados pela inteligência artificial (AI, na sigla em inglês), durante essa semana. O objetivo é ver como os consumidores se adaptam à nova tecnologia e se ela é tão boa na prática quanto na teoria.
As novidades permitirão uma nova forma de interação nas ATMs com vídeo e mais segurança. O grupo DBS criou o ‘Video Teller’, para que os clientes possam fazer operações simples que – no país – não podem ser feitos durante o horário de expediente bancário. Com isso, espera também espera diminuir o tempo de atendimento e os custos envolvidos no apoio da operação.
Chamada de VTM a ATM com vídeo passara por uma fase final de testes. Se forem bem aceitos, serão instalados novos terminais pelo país. E
O cliente pode logar no caixa eletrônico usando a identidade com a senha, cartão do banco ou identificação biométrica com o dedo. O cliente acessa a central de atendimento e um vídeo com o atendente aparece na ATM. Será possível fazer saques em dinheiro e consultas de saldo. Os terminais estão preparados ainda para liberar cartões de débito e tokens de internet banking. Em Cingapura, esses serviços encerram no final da tarde, junto com o expediente bancário.
O diretor de Consumo do banco DBS, Jeremy Soo, diz que o atendimento em vídeo será um divisor de águas para a indústria, em termos de prestação de serviços bancários. “A interação face-a-face, depois do horário de expediente é crucial porque nossos clientes vêm valor nessas relações”, diz.
Inteligência artificial
O DBS também começa a usar um serviço de atendimento no app do banco para smartphones. Os clientes podem pedir serviços usando a “linguagem natural” humana. Funciona como os assistentes de voz dos novos sistemas operacionais de computador (Cortana, da Microsoft, e Siri, da Apple). A novidade é uma parceria com a americana Kasisto, que está por traz da tecnologia Siri.
Após o cliente pedir um serviço, o sistema abre a ferramenta necessária na tela do smartphone. Todas as movimentações podem ser feitas por voz, eliminando o uso da tela touch. O app está preparado para fornecer ajuda ao cliente, se necessário.
Acesse os outros sites da VideoPress
Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br
Radar Nacional – www.radarnacional.com.br
–