Home CORPORATE Mercado Blackberry finalmente para de fabricar celulares. #RIPBlackberry

Blackberry finalmente para de fabricar celulares. #RIPBlackberry

BlackBerry vai parar de projetar seus aparelhos, colocando
fim em um dos produtos mais emblemáticos da tecnologia

A Blackberry era a maior e mais importante fabricante de smartphones no mundo, mas agora vai parar de projetá-los e de fabricar, e vai terceirizar tudo com os parceiros, incluindo desenvolvimento e fabricação.

Com isso põe fim a meses de especulação sobre o que a empresa faria com o seu negócio de smartphones, que vem gradualmente sendo ultrapassado por várias empresas do setor.

A empresa havia tentado outras opções, como o uso de do Android nos aparelhos que fabricava, mas pelo jeito não funcionou.

“A companhia planeja encerrar todo o desenvolvimento de hardware internamente e vai terceirizar essa função para os parceiros”, diz John Chen, CEO da Blackberry em um comunicado.



Encerrar esse negócio vai ajudar a empresa a economizar, ele disse. Em vez disso, terá empresas de design para desenvolver, eliminando a necessidade desse investimento.

BlackBerry espera sobreviver concentrando tudo em software, lembrando que várias empresas já fizeram isso, a IBM é uma delas.

O BlackBerry já foi um fenômeno cultural, orgulho do Canadá,  inspirou a ideia de “CrackBerry”, de pessoas que ficavam coladas aos seus e-mails de trabalho e comunicações e até de uma doença “Sindrome do Polegar do Blackberry”. O aparelho também mudou a vida pessoal e corporativa com o BBM – BlackBerry Messenger, que se tornou parte central de comunicações das pessoas em meados dos anos 2000.

Mas seguindo os passos de outros gigantes do mercado, não deram a mínima para a ascensão de iPhones e Android com equipamentos mais sofisticados, como telas touch, as vendas começaram a minguar gradativamente, mesmo assim não ligaram tentando se agarrar no mercado corporativo. Quando perceberam que até o corporativo estava pulando fora tentou vender o negócio, até o governo canadense entrou em cena, mas já era tarde para empresa se recuperar e encontrar um comprador.

Como aconteceu com a gigante Nokia, que no seu ápice chegou a ter 30% do mercado mundial de aparelhos e hoje não chega nem a 1%, a Blacberry entra para a história como outra gigante que desaparece do mercado.