Para o ano de 2015, está previsto a inauguração de 26 novos shoppings no Brasil, já que mais da metade desse total foi herdada do ano de 2014 pois, segundo a Abrasce (Associação Brasileira de Shoppings Centers), 14 empreendimentos adiaram seus planos e deixaram de abrir as portas. Ainda segundo a Abrasce, serão aplicados R$ 16,3 bilhões no setor este ano, entre construção de novos shoppings e expansões.
Além dos 14 adiados para este ano, os empreendedores adiaram também a abertura de mais quatro shoppings para 2016, devido a motivos como o fraco desempenho da economia e a demora para obter licenças.
No ano passado, os 520 shoppings brasileiros faturaram R$ 142,3 bilhões. Para este ano, a expectativa é que as vendas sejam ampliadas em 8,5%. Para isso, o setor pretende trazer para dentro dos shoppings os consumidores que fazem compras em lojas de rua e, além disso, avançar em cidades menores, principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.