…nós que estamos trabalhando por um governo com foco no cidadão, mais transparente e 100% digital”, completou o secretário.
De acordo com a terceira versão do Open Data Barometer 2015, os elementos avaliados e que qualificaram o Brasil em termos de dados abertos são a facilidade, a implementação e o impacto dos dados. No Brasil, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação, vem trabalhando intensamente para promover a Estratégia de Governança Digital (EGD). Dentro das principais ações da EGD, estão os acordos firmados com órgãos do executivo para que implementem a política de Dados Abertos pelo portal dados.gov.br.
“Desde o principio, a política de dados abertos no Brasil foi feita com participação social, e diversos órgãos se comprometeram a elaborar os seus planos. É bom lembrar que a sociedade também pode apoiar sugerindo quais temas devem ser abertos”, informou Heckert.
Os dados abertos do Brasil em outras medições
O Brasil subiu 14 posições no Índice Global de Dados Abertos 2015. O país ocupa agora o 12º lugar entre os 122 países e lugares que estão no ranking organizado pela Open Knowledge Internacional. Em 2014, o Brasil ocupava a 26ª colocação.
Acesse os outros sites da VideoPress
Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br
Radar Nacional – www.radarnacional.com.br
–