Home CORPORATE ARTIGO BSC: metas trasadas, metas cumpridas

BSC: metas trasadas, metas cumpridas



Por Rodrigo Recchia*

Qual é a principal importância do Balanced Scorecard (BSC) ou Indicadores Balanceados de Desempenho? Ele promove o monitoramento e o controle das atividades em todos os setores de uma empresa, favorecendo, assim, o planejamento, o alinhamento dos objetivos, da comunicação e do feedback dentro de uma corporação.

Podemos definir o BSC como uma metodologia para garantir a execução bem-sucedida das ações idealizadas pela empresa, que estão diretamente ligadas à sua estratégia. Logo, é uma ferramenta para difundir e garantir o comprometimento dos colaboradores, integrando-os com as metas da organização.



O BSC avalia o desempenho, apoiado em indicadores para verificar se as estratégias da empresa estão alinhadas aos resultados esperados, além disso, promove ajustes e correções o plano de negócios da corporação, caso seja necessário.

No entanto, vale destacar que todos os benefícios obtidos com o uso da metodologia de BSC somente são possíveis quando utilizados com o apoio de sistemas informatizados. Assim, para a agilidade e a confiabilidade na mensuração e no alinhamento dos resultados esperados pela empresa, é vital a presença de sistemas como Customer Relationship Management (CRM), Enterprise Resource Planning (ERP) e Warehouse Management Systems (WMS). Eles registrarão os dados necessários para serem apurados e transformados em informações valiosas na análise dos indicadores de resultados.

Como a informação é a base do BSC, integrá-la é preciso. Mas diante de tal situação, como é possível unir tais sistemas com as necessidades de informação do BSC e distribuí-las para os usuários?

O Business Intelligence (BI) é a melhor solução para possibilitar esse tipo de conexão, já que possui todos os subsídios para que um executivo tenha em mãos as informações necessárias para a tomada de decisão e o controle do andamento das metas traçadas pela empresa. Atualmente, o BI está integrado na maioria dos sistemas informatizados para extrair de uma massa de dados informações de forma consolidada e dinâmica.

Os sistemas informatizados exclusivamente desenvolvidos para atender às necessidades do BSC utilizarão os conceitos de BI para o fornecimento eficiente da informação. Já as ferramentas de BI, se forem usadas isoladamente em projetos de BSC, não atenderão às exigências do projeto como um todo.

Para que a implantação do BSC tenha sucesso, e, consequentemente, qualidade, é necessário que suas fontes de análise da informação sejam disponibilizadas de maneira ágil e confiável para o usuário final. Por isso, a utilização de ferramentas de BI é fundamental para a aplicação do BSC em uma organização, sendo a forma mais adequada para fornecer os resultados obtidos pelas análises.

Desse modo, para destacar a funcionalidade dessa metodologia, serão elencadas cinco de suas principais características: alinhamento total da estratégia da empresa com todos suas áreas, melhor comunicação e agilidade da informação corporativa interna, compartilhamento de informações analíticas com a utilização de ferramentas de BI, definição clara de metas e resultados esperados em todos os níveis da empresa, monitoramento e controle das atividades de toda a organização.

O BSC alinhado a outros softwares fornece todos os recursos necessários para que os tomadores de decisão de uma empresa possam estar cientes das atividades nela desenvolvidas, desde o nível tático, com o uso do ERP, até o operacional, com a utilização de softwares.

*Rodrigo Recchia é gestor de Desenvolvimento de Produto da Store Automação