Home Cultura Busca por turismo sustentável ganha importância no Brasil

Busca por turismo sustentável ganha importância no Brasil



Boas práticas ambientais, sociais e de governança, dentro da agenda ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), já estão entre os principais valores exigidos pelos consumidores e devem ganhar ainda mais importância nos próximos anos. No setor de turismo não será diferente: segundo o Relatório de Viagens Sustentáveis da Booking.com para o ano de 2021, 96% dos brasileiros dizem que querem se hospedar em uma acomodação sustentável em 2022 – um aumento considerável em relação ao ano de 2016 (80%), quando a pesquisa em torno das viagens sustentáveis foi conduzida pela primeira vez.

Além da preocupação com a sustentabilidade, para seguir as práticas do ESG, as empresas precisam ser engajadas socialmente, com políticas de diversidade para o ambiente de trabalho e projetos que reduzam a desigualdade na sociedade. Na parte de Governança Corporativa, uma organização ESG precisa cuidar da integridade dos processos corporativos, preservando a independência do conselho de administração e investindo em formas para impedir casos de corrupção, discriminação e assédio.

O Ministério do Turismo definiu iniciativas para a implementação de turismo sustentável até esse ano de 2022. Práticas como a integração da produção regional à cadeia produtiva do turismo estão inclusas nessas metas e se traduzem em uma série de programas e ações.



Para Danielli Nobrega, gerente nacional de sustentabilidade da ICH Administração de Hotéis (Intercity Hotels, Yoo2 e Tru by Hilton), “esse perfil do turista brasileiro, mais preocupado com as questões sociais e de sustentabilidade ao viajar, exige que os hotéis continuem desenvolvendo produtos e serviços que agradem, mas que também tenham compromisso com a sociedade nos âmbitos ESG”. Além disso, segundo ela, “o setor de turismo como um todo devem buscar uma relação mais transparente com os consumidores”.

De acordo com o estudo realizado pela Nielsen, Estilos de Vida 2019, os brasileiros estão cada vez mais sustentáveis e conscientes: 42% estão mudando os seus hábitos de consumo para reduzir seu impacto no meio ambiente; 30% estão atentos aos ingredientes e material que compõe o produto e serviço e 65% não compram de empresas associadas a trabalho escravo.

“As próximas gerações estão criando uma forma de consumo mais voltado para os valores das empresas e seu impacto no mundo. As empresas que se adequarem a esta nova realidade poderão colher frutos em seus demonstrativos contábeis”, finaliza Nobrega.

Para mais informações, basta acessar https://www.intercityhoteis.com.br/

Busca por turismo sustentável ganha importância no BrasilBusca por turismo sustentável ganha importância no BrasilBusca por turismo sustentável ganha importância no BrasilBusca por turismo sustentável ganha importância no BrasilBusca por turismo sustentável ganha importância no BrasilBusca por turismo sustentável ganha importância no BrasilBusca por turismo sustentável ganha importância no BrasilBusca por turismo sustentável ganha importância no BrasilBusca por turismo sustentável ganha importância no BrasilBusca por turismo sustentável ganha importância no Brasil