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Call center da BV Financeira reduz turnover e melhora produtividade em 80%



Fundada em 1996 para diversificar a atuação do Banco Votorantim, a BV Financeira iniciou suas atividades no segmento de financiamento de veículos. Hoje, a empresa, que é 100% brasileira, oferece crédito consignado, cartão de crédito, financiamento e refinanciamento de veículos, crédito para imóveis, e crédito pessoal.

Atualmente, a BV Financeira conta com dezenas de filiais espalhadas pelo Brasil e mais de 10 mil correspondentes bancários, que proporcionam atendimento personalizado e eficiente. Outra parte deste atendimento, focada em diversas operações de vendas de cartão de crédito, é realizada por meio de 250 atendentes da Actionline, multinacional argentina com mais de 2.500 funcionários no Brasil, que presta serviços de call center para grandes companhias.

“Cada uma dessas operações tem um perfil de cliente diferente, por isso, para garantir mais qualidade ao atendimento ampliando a geração de negócios, é fundamental oferecermos um atendimento totalmente personalizado de acordo com as características específicas de cada consumidor”, afirma Carla de Lucca, gerente de Telemarketing da BV Financeira.



Neste sentido, o Compleo ATS (Applicant Tracking System) – serviço de recrutamento e seleção que traz as últimas tendências do mercado para ajudar empresas a contratar os melhores talentos de forma mais fácil e ágil e automatizada –, que é utilizado pela Actionline para formar suas equipes de atendimento, tem sido um grande aliado da companhia pertencente ao Grupo Votorantim.

Perfil exato
Além de automatizar todo o processo de recrutamento e seleção das equipes de operadores que prestam atendimento aos clientes da BV, o Compleo viabilizou o processo chamado Mapeamento de DNA. “Com ele é possível mapear, por meio de análises sócio culturais, idade, avaliações técnicas e comportamentais, os atendentes com maior performance e perfil para determinado atendimento”, explica Rogério Domingos, superintendente de Recursos Humanos da Actionline.

Segundo ele, a partir da aplicação do Mapeamento, foi possível ampliar em 80% a produtividade dos funcionários, além de reduzir o período de treinamento. “Ao ter uma análise completa do perfil dos operadores, conseguimos selecionar as pessoas certas para as posições certas, e, com isso, o período de treinamento diminui bastante, já que características pessoais e profissionais já foram traçadas antes mesmo de eles iniciarem o trabalho, o que reduz a curva de tempo de aprendizado”.

A taxa de turnover também foi reduzida com o uso do serviço Compleo ATS. “Antes, 50% dos contratados permaneciam na vaga e 50% saiam em um tempo médio de 10 meses. Hoje, o colaborador passou a se relacionar melhor com a empresa e se identificar mais com seu cargo, o que amplia, consequentemente, sua produtividade”, diz Domingos.

Ele ressalta que agora é possível atuar com previsibilidade. “O Compleo gera um legado rico em informações que nos permite criar dashboards com estatísticas e análises para traçar o volume que tenho de contratar para cada operação. Ele também constrói um banco de dados com o todo o histórico dos profissionais, permitindo mais rapidez na hora de selecionar os perfis mais indicados para cada vaga”.

Militão Ângelo comenta que a rapidez na hora da contratação também tem sido um diferencial. “O serviço permitiu administrar melhor o tempo dos gerentes ao realizar as entrevistas. Isso porque eles já podem receber as entrevistas gravadas em vídeo, um dos recursos oferecidos pelo Compleo, e assisti-las quando e onde estiverem sem a necessidade da presença física para realizar a seleção”.

 

 

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