O carro mais conectado do mundo. Assim é o auto lançado pela gigante chinesa de buscas Alibaba, em parceria com a montadora, SAIC. Se essa não for a definição mais apropriada para essa novidade, há uma outra. O Internet-car é provavelmente uma futilidade legal da internet das coisas. Há diversas tecnologias interessantes de bordo, inclusive uma que tira selfies do motorista.
O carro é um exemplo de como a indústria automobilística provavelmente nunca mais voltará a ser como antes depois que começou a transformar os carros em computadores sobre rodas. O Internet-car tem sensores e sistemas que controlam o consumo de combustível e modos de direção. O sistema por trás disso é – segundo a empresa – o “segundo motor” do auto. O sistema operacional é o Yunos, o mesmo que o Alibaba usou para deixar geladeiras e outros eletrodomésticos inteligentes.
O nome do veículo é, na verdade, RX5. Internet-car é o termo que a empresa quer emplacar como nova categoria no mercado. O modelo é uma SUV esportiva. É, de design e mecânica, muito semelhante a outras do segmento. A diferença é mesmo a tecnologia.
Serviços
O sistema digital por trás garante um novo tipo de relação com o produto. Os consumidores podem usá-lo para pedir café. Sim, o funcionamento é basicamente o mesmo que pedir um delivery pelo smartphone. A mesma coisa para comprar tickets de estacionamento (uma espécie de zona azul nas cidades da China).
Mas a “loucura” maior no RX5 é uma câmera que grava em 360 graus e pode ser destacada do painel para gravar viagens e paisagens. Ela também tira selfies. Pode parecer uma bobeira, mas a prática de tirar retratos em situações não recomendadas (e com as mãos no volante é uma delas) tem causado mortes no mundo todo e já é motivo de preocupação.
O RX5 também tem sensores que “aprendem”o jeito de dirigir do motorista e seus gostos. Com isso, ele acerta diversas configurações do veículo para melhorar estabilidade e consumo, além disso ainda sugere músicas e filmes – por meio de uma central de infotainment.
O carro tem preço de US$ 22.300 e começa a ser vendido no mês que vem. O Alibaba espera que o veículo seja o preferido para rodas nas futuras cidades inteligentes da China.
Acesse os outros sites da VideoPress
Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br
Radar Nacional – www.radarnacional.com.br
–