Home CORPORATE Transformação Digital China é o principal alvo de ataques de DDoS Reflection

China é o principal alvo de ataques de DDoS Reflection



 

… análises em redes de dispositivos vulneráveis a este tipo de ameaça cibernética, e também por meio da análise de tendências de ataques, duração da investida, fontes e outras características.

As empresas continuam observando o crescimento dos ataques de DDoS Reflection por conta da facilidade com que os hackers têm para iniciar esse tipo de investida, com alta capacidade de amplificação, gerando indisponibilidade de sistema e mascarando invasões e outros danos digitais. Além de destacar a popularidade dos ataques de DDoS Reflection em NTP, os especialista da Nexusguard apontam o CHARGEN como o segundo protocolo mais utilizado, com 35% dos eventos reportados de scan de vulnerabilidades. Apesar da queda no uso desse protocolo, vários dispositivos habilitados com o serviço CHARGEN ainda estão disponíveis online em todo o mundo, e com configurações padrão, facilitando a execução de ataques deste tipo.



Pouca proteção
No dia 2 de setembro foi detectado um ataque direcionado que durou mais de nove horas e se aproveitou de infraestruturas de NTP para realizar múltiplas investidas. Acredita-se que a ação estaria relacionada à crise dos refugiados na Europa e no Oriente Médio.

Os scans ao protocolo CHARGEN cresceram em frequência durante o mês de setembro, e os scans ao protocolo SSDP apresentaram tendência de queda.

“Os profissionais de segurança têm acompanhado de perto as ações relativas à ciberguerra entre países, e diversas organizações citam com frequência a China e a Rússia como as maiores fontes destas ações; a China foi o principal alvo de todos os ataques de DDoS Reflection durante o mês de setembro”, afirma Terrence Gareau, cientista chefe da Nexusguard.

“Ficamos surpresos com o fato de que as empresas mais conhecidas de combate a DDoS não tenham aparecido na lista dos 10 maiores alvos para esse tipo de ataque. Isso pode indicar que poucas empresas contam com a ajuda de especialistas para combater esse tipo de ação, em comparação com o volume de ataques que monitoramos”, avalia Gareau.

 

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br