De acordo com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o setor de TI emprega 1,56 milhão de pessoas e movimenta R$ 494 milhões por ano, representando 6,8% do PIB. Contudo, a área tem um déficit estimado de 200 mil profissionais e, até 2024, cerca de 420 mil novas vagas devem ser criadas. Segundo a GeekHunter, empresa de recrutamento especializada na contratação de profissionais de tecnologia, o número de posições abertas no setor cresceu 310% no ano passado.
Com a aceleração da transformação digital em diversas companhias, a demanda por profissionais qualificados está aquecida, o que faz da área de TI uma das mais promissoras na geração de novos empregos.
Por isso, a chief people officer da NAVA, Iza Herklotz, oferece abaixo algumas dicas para quem quer entrar neste mercado. Acompanhe:
Turbine seu currículo
Construa seu currículo com cuidado e assertividade, equilibrando a quantidade de informação de maneira mais detalhada na última experiência e menos nas mais antigas. É importante destacar as principais conquistas.
Especialize-se em competências de alta demanda
Ter um diploma em um curso universitário de Tecnologia é o primeiro passo para se tornar um profissional qualificado. Porém, muitas vezes, é preciso desenvolver habilidades em áreas específicas. Para isso há uma grande oferta de cursos rápidos e dedicados a determinadas competências que podem turbinar seu currículo, alguns deles gratuitos e online. Vale a pena investir seu tempo e cultivar uma mentalidade de aprendizado contínuo.
O campo de tecnologia é bastante vasto, por isso escolher uma especialização de grande procura geralmente é uma estratégia de muito impacto na carreira.
Há várias áreas emergentes no setor, uma das mais destacadas é a de cibersegurança. Nos próximos dez anos, o país deverá ter uma demanda de 83 mil vagas de segurança cibernética, enquanto o número de profissionais especializados estimados é de 15,2 mil, uma lacuna de 81,7%. Outras especialidades que ultimamente têm ganhado importância são as de programador e cientista de dados. Escolha a que mais se adapta ao seu perfil e procure aprofundar-se nos conhecimentos destas áreas. Há oportunidades também para quem não é da área de tecnologia, desde que você busque conhecimento e aprendizado na área, o chamado reskilling.
Considere empresas que não têm core em tecnologia
Ao procurar emprego, lembre-se que praticamente todas as companhias estão investindo significativamente em seus departamentos de TI. Com a ascensão do comércio eletrônico, por exemplo, algumas empresas de varejo acabaram por se tornar grandes recrutadoras de profissionais qualificados em TI e até possuem laboratórios que impulsionam a área. Essa mesma tendência deve ser seguida por instituições financeiras com a chegada do open finance.
Vale a pena, portanto, não limitar suas buscas apenas nas empresas que têm a tecnologia como core business. O mesmo raciocínio pode ser estendido para áreas geográficas. Não é necessário procurar oportunidades apenas nos grandes centros, já que outros polos de desenvolvimento de TI estão surgindo em vários Estados e, claro, no exterior também. Muitas das vagas ainda são remotas. É importante investir no aprendizado de uma língua estrangeira para facilitar contatos.
Priorize empresas que investem em formação in house
Cientes de que profissionais recém-graduados não saem prontos da universidade e veteranos de carreira muitas vezes precisam reciclar seus conhecimentos e se preparar para novos desafios, muitas empresas de TI estão investindo em universidades corporativas ou programas internos de formação de talentos. Ao receber uma proposta, fique atento se este é um dos benefícios oferecidos no pacote.
Afinal, esse mercado está em evolução constante e empresas que têm a visão de investir no desenvolvimento de seus profissionais geralmente são mais bem-sucedidas e proporcionam melhores planos de carreira.
Procure empresas com valores parecidos com os seus
Descubra quais são os valores da empresa para a qual quer se candidatar e dê preferência àquelas que têm princípios norteadores parecidos com os seus. Uma empresa que apresente propósito, valores e cultura alinhados a suas expectativas faz toda diferença em prover uma excelente experiência para seus colaboradores, característica importante em um mercado altamente competitivo com mudanças aceleradas o tempo todo.
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