Seja para passar no Vestibular, se sair bem nas provas durante a faculdade ou ser aprovado em um concurso público, é preciso estudar bastante e, principalmente, assimilar o conteúdo. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
Uma das melhores maneiras de ensinar o cérebro a fixar conteúdos e não apenas decorá-los é manter uma vida equilibrada e exercitá-lo diariamente com leitura e resolução de problemas simples.
Mas, nada de ficar horas e horas a fio imerso nos conteúdos. Focar na eficiência é mais benéfico do que na quantidade. Um estudo concentrado pode poupar tempo e gerar resultados mais satisfatórios e com qualidade, independentemente da quantidade de horas de estudo por dia.
Para te ajudar a manter o foco, reunimos 10 dicas para otimizar a sua rotina e aumentar o seu rendimento nos estudos. Acompanhe:
1 – Exercite o cérebro
A mente humana esquece 50% do que lê em apenas duas horas. Isso significa que não adianta ler muito, é preciso ampliar o foco. Para isso, concilie a informação que leu com algum interesse do seu cérebro. Fazer associações também é uma boa opção para ajudar a fixar a informação!
2 – Estude por 2 horas
Mantenha o foco em uma disciplina por vez. O ideal é que você se dedique a apenas uma matéria, pelo menos, 2 horas por dia. Caso você tenha várias matérias para estudar por dia, tente estudar as que mais se aproximam, ou seja, se começar estudando Matemática, em seguida dedique-se à Física, por exemplo.
3 – Não decore
A mente esquece tudo aquilo que decoramos. Ao invés de decorar, assimile o conteúdo e aprenda a armazenar conteúdos para que eles se fixem por um maior tempo.
4 – Se organize
Ninguém consegue estudar em meio ao caos. Organize o seu ambiente de estudo e procure estudar em ambientes em que a sua atenção não será desviada para outras atividades. Desligue a TV e vá para um espaço no qual não tenha uma grande circulação de pessoas.
5 – Estude sozinho
Estudar em grupo pode até parecer interessante por conta do compartilhamento de saberes, mas, em um primeiro momento, é melhor optar por realizar a atividade sozinho. Afinal, com os colegas, o estudo pode ser desfocado por conversas paralelas e a qualidade do aprendizado prejudicada. Para os professores, uma boa estratégia é explicar a matéria para si mesmo, como se estivesse dando uma aula.
6 – Anote
Ao estudar tenha o hábito de anotar tudo aquilo que lhe parece importante. Ao final, faça um resumo sobre as ideias centrais das matérias estudadas. Quem escreve consegue assimilar melhor o conteúdo e tê-lo por mais tempo na mente.
7 – Mantenha a qualidade de vida
Deixar de dormir não vai te ajudar a assimilar o conteúdo. Por isso, durma, pelo menos, 8 horas por noite, pratique atividades físicas, saia com os amigos, tenha uma alimentação saudável e afaste os vícios, como cigarro, bebidas e, até mesmo, o popular cafezinho, que pode causar insônia quando consumido muitas vezes ao dia.
8 – Estude com antecedência
Nada de estudar para uma prova na véspera do exame . O ideal é a dedicação diária para que você não se desespere na véspera da prova.
9 – Não estude de madrugada
Evite estudar no período da madrugada. Além desta hora o cérebro possuir menor concentração, não dormir de madrugada pode causar excesso de sono ao longo do dia seguinte, comprometendo o seu rendimento.
10 – Leia nas horas vagas
Especialistas afirmam que ler nas horas vagas ajuda no processo de assimilação do conteúdo. Mas, leia com atenção para que você entenda o que está lendo e não apenas fazendo uma leitura superficial.
[/read]
INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
Veja também
Brasil Game Show de 2020 é oficialmente adiada
LG apresenta novo Monitor UltraWide Gamer
Ensino universitário e mercado de trabalho: mind the gap