Um dos mais utilizados e queridos móveis de uma casa, o sofá é o local ideal para reunir a família em uma noite de filmes, sentar com os amigos para contar as novidades e, para algumas pessoas, até mesmo para fazer refeições.
Seu constante uso o torna muito exposto à aparição de manchas, riscos e até mesmo rasgos. Por isso, para que o seu continue entre os melhores sofás do mundo para você, mantendo o conforto e a familiaridade pelo qual é conhecido, é necessário tomar alguns cuidados especiais para sua conservação.
Assim, você pode minimizar os danos e estragos e fazer com que o seu sofá dure por bastante tempo. Veja agora quais são os cuidados necessários para conservar o seu sofá.
Mantenha objetos pontiagudos longe do sofá
Furar o tecido ou o estofado por baixo dele é um caminho sem volta no caso de sofás: um pequeno furo logo se torna um enorme buraco e, muitas vezes, é impossível consertar esse rasgo sem fazer uma troca completa do tecido. E isso não é prejudicial apenas para o seu conforto: um rasgo no sofá é um enorme problema para a decoração de uma sala.
Por isso, evite deixar objetos pontiagudos, como canetas, facas e tesouras, perto do sofá. Tome cuidado até mesmo com chaves, chaveiros e algumas peças de roupa que tenham detalhes pontiagudos.
Não pule ou fique em pé no sofá
Se você é uma daquelas pessoas que fica em pé no sofá para alcançar algo em uma prateleira alta ou deixa que as crianças pulem nele, pare com isso agora mesmo: você está diminuindo a vida útil do móvel.
Pular ou ficar de pé no sofá pode prejudicar a costura do estofado e até mesmo afundar as almofadas e o tecido dele. Isso prejudica não apenas o conforto, mas também a aparência do móvel.
Remova pelos de animais
É tão comum que os nossos animais de estimação ocupem um assento no sofá também que, muitas vezes, nem percebemos como isso pode ser um problema para o móvel. Deixar pelos de animais no estofado pode diminuir o tempo de vida útil do sofá. Por isso, remova os pelos regularmente, seja com o aspirador ou com a ajuda de um rolo adesivo.
Não deixe o seu sofá exposto ao sol
A exposição constante ao sol é prejudicial para a resistência de tecidos, além de estragar suas cores com o passar do tempo.
Por isso, é importante não deixar o seu sofá exposto ao sol. Ao mesmo tempo, busque deixá-lo em um ponto da sala que possua iluminação natural e, principalmente, seja suficientemente arejado. É importante que o ar circule pelo estofado para evitar o acúmulo de sujeira em sua estrutura interna e para que sua vida útil seja longa.
Use capas e mantas
Além de serem toques interessantes na decoração do sofá, as capas e mantas são ótimas para proteger o estofado contra sujeiras, líquidos, pó e perfurações. Aproveite a variedade de estampas e tecidos que existem atualmente e escolha uma manta ou capa não apenas para embelezar o ambiente, mas também para conservar o seu sofá.
Limpe o sofá constantemente
Como falamos anteriormente, o sofá é um dos móveis mais utilizados e expostos de uma casa. Exatamente por essa razão, ele deve ser limpo constantemente.
Para fazer isso, utilize o aspirador de pó para remover poeira e outros resíduos do estofado e das áreas mais difíceis de alcançar. Finalize a limpeza com uma escova macia para arrumar o tecido e remover resíduos que podem ter passado em branco pelo aspirador.
Evite o uso de produtos químicos no sofá e, caso precise lavá-lo, prefira buscar um local especializado na lavagem de sofás em vez de fazer isso em casa: existem algumas especificidades na lavagem desse móvel, como a necessidade de evitar molhar a madeira que faz parte da estrutura do sofá.
INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA