Emagrecer talvez seja uma tarefa fácil, mas manter o peso ideal é um dos maiores desafios. Por isso, o doutor Gabriel Almeida, médico e especialista em emagrecimento e qualidade de vida há 11 anos, revela alguns segredos para se evitar o conhecido “Efeito Sanfona“.
O principal ponto a considerar são expectativas e práticas dentro da realidade de cada um, segundo o especialista. Dietas mirabolantes, extremistas, entre outras que fogem do seu cotidiano natural, não vão surtir o efeito esperado, afinal, sair deste contexto é muito mais fácil, pois não faz parte da natureza da pessoa.
Por isso, para evitar de uma vez por todas essa situação, veja cinco segredos de como lidar com esse efeito:
– Entenda os mecanismos que levam você a ter apetite exagerado, como por exemplo o estresse e ansiedade. Uma ótima dica é evitar se colocar neste lugar, quando você consegue entender a causa, o processo para a cura, fica mais fácil.
– A base da sua alimentação deve ser composta por produtos orgânicos, consumidos in natura. Isso vai ajudar a ter uma microbiota saudável, o que gera um organismo mais forte e menos suscetível ao efeito sanfona.
– Açúcar, o doce veneno. Evite! O açúcar causa o mau funcionamento da leptina, que controla o sistema regulador da fome e da saciedade e o sistema de recompensas, relacionado à sensação de prazer que a comida provoca no cérebro.
– Carboidratos: sim, eles podem ser consumidos, você sabia? Desde que prefira nas versões integrais. Por não serem tão processados quanto suas versões brancas ou refinadas (como o arroz branco), são ótimas fontes de energia e fornecedores de fibras, vitaminas e minerais para o corpo.
– Um grande fator responsável por esse efeito sanfona com aumento do peso é que, quando os indivíduos perdem peso, perdem tanto gordura quanto massa muscular. Agora, quando ganham peso, acabam ganhando praticamente tudo em gordura.
INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA