A 30 quilômetros de Amã, capital da Jordânia, está localizado um dos locais mais memoráveis da Terra Santa: Madaba, a famosa “Cidade dos Mosaicos”. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
Conhecida principalmente pelos seus espetaculares mosaicos bizantinos e omíadas, Madaba é a cidade do famoso Mapa de Mosaico de Jerusalém e da Terra Santa. Com dois milhões de peças de cores vivas feitas de pedra local, o mapa ilustra colinas, vales, aldeias e as cidades até o Delta do Nilo.
O Mapa de Mosaico de Madaba cobre o chão da Igreja Grega Ortodoxa de S. Jorge, situada na região noroeste da cidade. A igreja foi construída em 1896 d.C. sobre as ruínas de uma igreja bizantina do século VI.
O painel de mosaicos que contém o mapa tinha originalmente 94 metros quadrados. Atualmente, um quarto do mapa foi conservado.
Outras obras de arte de mosaicos encontradas na Igreja da Virgem e dos Apóstolos e no Museu Arqueológico descrevem uma extravagante profusão de flores e plantas, aves e peixes e animais exóticos, bem como cenas da mitologia e de caça, pesca e agricultura do dia a dia.
Há ainda centenas de outros mosaicos dos séculos V a VII espalhados pelas igrejas e casas de Madaba.
Com o compromisso de restaurar e de conservar as suas obras de arte de mosaicos, o grande complexo do Parque e Museu Arqueológico engloba as ruínas de várias igrejas bizantinas, incluindo os impressionantes mosaicos da Igreja da Virgem e da Sala Hipólito pertencente a uma mansão do século VI.
Perto da Igreja da Virgem fica o Instituto de Arte e Restauro de Mosaicos de Madaba que funciona sob o patrocínio do Ministério do Turismo. Único projeto de sua espécie no Oriente Médio, o Instituto forma artesãos na arte da fabricação, reparação e do restauro de mosaicos.
[/read]
INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
Veja também
Dia do viajante: Saiba por onde começar a planejar sua viagem
Pesquisa mostra que brasileiro costuma planejar viagem com pouco tempo de antecedência
Brasil tem perto de 340 mil sites dedicados ao turismo