Sim, a Nokia não morreu e está firme e forte entre nós! A nova sede da gigante finlandesa no bairro da Lapa, em São Paulo, foi projetada para ter o melhor que a tecnologia pode oferecer. Mobilidade e ultra tecnologia são as palavras de ordem para a empresa. Lá, tudo é conectado, acessível e móvel. Os profissionais podem desfrutar de ambientes virtuais e trabalhar de qualquer lugar, física ou virtualmente, com a alta tecnologia 100% fibra óptica, última novidade no mundo em termos de tráfego de dados. Os espaços – mesas e cadeiras – ficam livres para que os mais de 800 funcionários decidam onde querem trabalhar, para uma maior integração entre as áreas da empresa. Como resultado, mais segurança, maior velocidade de acesso e menores custos de implantação e operação. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
Cada profissional, ao acessar a rede no novo escritório, que iniciou suas operações no último dia 8 de maio, contará com Wi-Fi ou com conexões físicas (cabos) interligados com tecnologia POL (Passive Optical LAN), denominação que descreve as conexões feitas por uma fibra óptica próxima de onde aquele profissional estiver sentado, seja em área informal de convivência, sala de reunião ou na própria mesa de trabalho. Todos os dados relativos a e-mails, conferências, chamadas de voz, câmeras de segurança, controle de acesso são transmitidos via raios lasers.
Os sinais ficarão disponíveis, basicamente, em duas redes de distribuição: uma por baixo do piso e, outra, dentro do forro. A rede do piso será responsável pelos cabos físicos em mesas e espaços de reuniões, por meio de aparelhos telefônicos. Já nas estações de trabalho, a cada quatro posições, haverá uma possibilidade de conexão pelo cabo de rede, pois a principal conexão será feita via Wi-Fi, controlada pela rede do forro, juntamente com as câmeras de vídeo. Tudo foi dimensionado para que a rede tenha total redundância e maior capacidade de transporte de dados, a fim de não travar videoconferências nem outras situações, como quando o profissional assiste a sessões via reuniões virtuais.
“Quem faz a Nokia são as pessoas e elas têm que ser valorizadas. Por isso, somos o primeiro escritório da empresa no mundo a ter disponível a tecnologia de fibra óptica, com tráfego 100 vezes mais potente do que o de um cabo de cobre. Isso permite que sejamos mais velozes, que possamos otimizar nossos recursos e ter ganhos em produtividade. Além de toda essa inovação tecnológica, incentivamos e estimulamos o engajamento entre as áreas da empresa, convidando os profissionais a estarem sempre mais próximos uns dos outros no dia a dia”, ressalta o diretor de Estratégia e Operações de Negócios para a América Latina da Nokia e Diretor Geral da Nokia no Brasil, Cleri Inhauser.
Em uma visita, é possível notar que a empresa preza por espaços abertos e menos hierarquizados para os funcionários. Não existem salas específicas para as diretorias e a presidência; os colaboradores não têm mesa fixa, podendo escolher um lugar diferente sempre que desejarem e, assim, aproveitam os diversos ambientes, projetados para favorecer a descontração, dentro do escritório. São muitas as salas de reuniões e cabines telefônicas, para que os colaboradores tenham a opção de participar de reuniões presenciais, por telefone ou por videoconferência, com a necessária privacidade.
As mesas, mais especificamente, não têm gaveteiros nem telefones fixos. Todos usam o softphone, que pode ser acessado por laptop ou celular. Para imprimir um documento, por exemplo, basta enviar a impressão para o follow-me printer, passar o crachá em qualquer impressora do escritório e, por fim, retirar seu documento.
Mais um ponto em destaque é a preocupação da Nokia com o meio ambiente. A iluminação do novo escritório é de LED e os espaços foram pensados para aproveitar a luz natural do dia. Além disso, foi instalado um sistema para o reúso da água de chuva.
Essas são algumas das novidades da sede da Nokia, mas não para por aí. A empresa também vem buscando formas diferentes de contribuir com o bem-estar dos colaboradores e meio ambiente. Um exemplo é a parceria com o aplicativo Bynd, onde os colaboradores podem oferecer e receber carona de forma criativa e rápida, trazendo integração e acumulando pontos em programas de fidelidade, podendo trocar esses pontos por passagens aéreas ou produtos.
[/read]