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Conheça os 10 mandamentos para que as empresas não pequem nas redes sociais



Sabia que 92% das empresas estão presentes nas redes sociais e muitas delas entendem a sua importância. É o que defende o relatório produzido pelo Social Media Trends 2017. Mas será que elas estão fazendo ações da forma correta? [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Para Kim Archetti, especialista em redes sociais e viralização de vídeos, mesmo que muitas marcas, principalmente PMEs, entendam a real importância de estar presentes em plataformas como Facebook, Instagram, Linkedin, entre outras, poucas sabem realmente como utilizar estas ferramentas a seu favor. ” Ao invés de se comunicarem com seus seguidores ou clientes, muitos querem só vender, e fazem da página um grande canal de promoção ou egocentrismo”, avalia.

Com o objetivo de ajudar as marcas nas redes sociais, o especialista criou os 10 mandamentos para que empresas não pequem no mundo virtual:

Identificar o público
Marcas que estão presentes nas redes sociais devem entender o que realmente o seu público necessita, ou seja, quanto mais conhecer quem é o seu consumidor nas redes sociais, mais sucesso no engajamento. “Empresas devem entender que o mundo físico é diferente do virtual, com muito mais concorrência. Para que empresas se tornem protagonistas é preciso que conversem na mesma língua que seu seguidor, entendendo as suas necessidades”, explica Archetti.



Não se auto promover
Redes Sociais não é uma ferramenta para auto promover. Não adianta usar esses canais para apenas publicar produtos, preços e promoções. É necessário ter interação para aproximar a marca do cliente. “Uma loja de cama, mesa e banho, por exemplo, ao invés de ficar só apresentando promoções ou enaltecendo o seu pioneirismo, deveria falar da qualidade daquele produto, cuidados que devem ser tomados, qual cor combina mais com tipo de decoração, etc”, exemplifica Archetti.

Produza vídeos
Muitas empresas pecam quando o assunto é criar vídeos para seu público nas redes sociais. Esse formato de conteúdo está dominando as fanpages e timelines. Além disso, Pesquisas recentes já apontam os conteúdos em vídeo como principal formado de marketing para gerar engajamento por parte do público do que apenas fotos ou textos. É natural que a produção desses materiais se intensifique cada vez mais.

“Para isso, é importante alguns cuidados na hora de apostar em audiovisual para as suas redes. Busque oferecer ‘conteúdo’ que possa ser consumido de forma rápida e simples, claro e objetivo”, pontua Kim.

Escute o público
Quanto mais a marca ficar em evidência, por meio de compartilhamento de conteúdos, sejam vídeos ou imagens, nas redes sociais, maiores são as chances de ser criticada, seja de forma honesta ou desonesta, por meio de haters. Entretanto, o sinal de alerta deve ficar sempre aceso, pois como já dizia nossos avós “onde há fumaça, há fogo”. Para Archetti, é necessário ter um filtro. “Algumas pessoas podem exagerar nas comparações, e por isso é importante sempre se posicionar quando algo estiver incomodando algumas pessoas”.

Jamais robotizar informações
Embora grandes empresas, principalmente varejistas, utilizam “robôs”, nas redes sociais, é importante destacar que para que se tenha tal ferramenta é necessário um certo investimento. “Pequenas e Médias empresas não usam robôs, mas em alguns casos respondem como se fossem, com uma resposta padrão”, explica o especialista.

“Isso acontece também com as empresas que investem mais em ganhar tempo do que fidelizar o cliente por meio de um atendimento humanizado e personalizado”, pontua.

Não abandonar as redes sociais
Não adianta criar um perfil nas redes sociais para a empresa, se não existe intenção de fazer algum investimento. A sensação de abandono, é logo percebida pelos seguidores, que percebem que ela não é mais atualizada e acaba deixando-as abandonadas após o calor da estreia do lançamento. “O trabalho é longo, exaustivo, mas precisa de esforços muitas vezes diário para manter rotatividade e com publicações relevantes para o seu público”.

Monitorar concorrentes
A impressão “estou sendo vigiado” ou a desconfiança de que o concorrente “roubou” a sua ideia, não é apenas válida para filmes de ficção. Hoje, com as redes sociais é cada vez mais fácil descobrir o que os concorrentes fazem. A ideia não é copiá-las, mas sim criar situações ou conteúdos melhores. “Todo mundo quer ser protagonista, mas no fundo a maioria acaba sendo figurante no mercado”, pontua Archetti.

Tenha identidade própria
Complementando o mandamento anterior, o protagonismo de uma marca acontece quando ela se destaca, junto aos concorrentes, pela sua identidade ou personalidade junto ao seu público. Para Archetti, a empresa deve ter uma forma única, que consiga envolver os seguidores. “A narrativa e forma de se comunicar pode ser algo particularmente individual”.

Sempre converter seguidores em clientes
Nas redes sociais, seguidores não são necessariamente clientes, mas podem se tornar de acordo com a empatia da marca com o seu público. A conversão acontece a partir de um momento em que existe um relacionamento de confiança junto ao seguidor. “A marca entende que poderá conhecer mais o seu seguidor quando ela conversa com ele. É a partir das suas necessidades que poderá converter em um cliente”.

Planejar a atuação nas redes sociais
Mesmo que você tenha clientes em todas as redes sociais, a forma que você irá se comunicar e interagir nelas será diferente, pois o ambiente e a forma que eles atuam são diferentes. “Não basta estar presente sem um planejamento de comunicação pronto – curto ou longo prazo -, pois é isso que vai contribuir para que resultados sejam mensurados e estratégias desenhadas”, explica o especialista.

Para o especialista, é necessário entender em qual rede o público está presente, embora algumas sejam obrigatórias. “Para quem vai explorar vídeos, não basta apenas ter um canal no Youtube. O Facebook tem um alcance muito maior e o vídeo pode viralizar em questão de horas”, concluiu.

 

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