A Royal Caribbean Cruises começou a navegar no mar das inovações tecnológicas. A empresa de cruzeiros marítimos quer transformar os navios, de proa a popa, em uma plataforma de experiências digitais. uma onda inédita de inovações digitais para acabar com as viagens sem graça e frustrantes. No horizonte da empresa estão a adoção de realidade virtual, realidade aumentada e reconhecimento facial.
“O ritmo das mudanças é incansável”, afirma Richard D. Fain, chairman e CEO da RCL. “Estamos reunindo diversas tecnologias para aprimorar cada faceta de nossos negócios, cada minuto das férias de nossos passageiros e cada centímetro dos navios que construímos”.
Jay Schneider, vice-presidente sênior da RCL, diz que um foco da iniciativa corporativa de inovação da RCL é em zerar o desperdício de esforço e energia. “Encontramos maneiras de eliminar o atrito e a frustração, dando aos passageiros mais tempo para formar as lembranças que tornam as férias especiais”, comenta Schneider.
Os passageiros poderão embarcar nos navios mais rápido do que nunca, sem a necessidade de formar filas no check-in, graças à tecnologia de reconhecimento facial que sabe quem são na chegada.
A empresa sabe que a ampla maioria de seus consumidores possuem smartphone, por isso criou um m novo app que servirá para pedir bebidas, fazer reservas para jantar sem sair da espreguiçadeira à beira da piscina. Ele possibilitará também contratar excursões em terra.
Dentro do navio, um novo mundo de diversão será inaugurado para novas experiências em realidade virtual e aumentada, com jogos interativos, nos quais o teto da cabine pode ser substituído por um céu estrelado, as paredes de um restaurante podem se transformar nos sons e cheiros de um café ao ar livre e sinais digitais desafiam para uma partida de fliperama.
“Os consumidores agora compram experiências, não coisas”, afirma Fain, “então estamos criando formas para que montem férias ricas em momentos memoráveis feitos sob encomenda, dando até recomendações baseadas no que gostaram ou compartilharam conosco sobre suas preferências. Com nosso mantra de aprimoramento contínuo, nossa estratégia é melhorar constantemente a experiência dos passageiros nas frotas de todas as nossas marcas”.
A transformação tecnológica também abrange áreas além da experiência dos passageiros, incluindo inovações para tornar os navios mais eficientes energeticamente, melhorar sua gestão e colocar mais conectividade nas mãos dos tripulantes do que nunca.
O evento Sea Beyond para convidados da RCL – realizado no local de um estaleiro histórico no Brooklyn Navy Yard e exclusivamente patrocinado pela empresa EY – oferece mais de3.400 metros quadradosde exemplos práticos de como a tecnologia digital está levando a mudança para toda a frota da companhia, cujas marcas incluem as líderes de segmento Royal Caribbean International, Celebrity Cruises e Azamara Club Cruises.
Experiência do passageiro
Um foco específico da empresa é a remoção de momentos que roubam o tempo da experiência no cruzeiro. “O tempo gasto em filas – esperando por seu prato, por suas bagagens, por uma mesa ou pela reserva de uma excursão – é um tempo a menos para seu descanso”, compara Schneider. Para devolver esse tempo aos passageiros, a empresa está combinando tecnologias que vão do reconhecimento facial à etiquetagem RFID, mapeamento por GPS e feixes habilitados com Bluetooth para uniformizar o embarque, gerenciar os check-ins automaticamente e melhorar a busca de caminhos.
As experiências dos passageiros também serão complementadas com um conjunto de ferramentas para os tripulantes. Por exemplo, as ofertas habilitadas pelo aplicativo para os passageiros serão espelhadas no lado da tripulação por aplicativos móveis que ajudam a equipe a fazer check-in do passageiro, preencher a papelada necessária, rastrear a entrega das malas nas cabines e interagir com os passageiros e se antecipar a suas necessidades durante toda a viagem.
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