Com a estratégia para fortalecer o ecossistema comercial para ampliar as vendas indiretas, a Dell deverá lançar ainda neste ano no Brasil o Unified Programm, para integrar todo o seu canal revendas e distribuição no País.
A iniciativa já está em operação em outros mercados da América Latina. Esse foi um dos anúncios do Dell PartnerDirect Summit 2015 Latam Edition, que encerra nesta sexta-feira (29/05), em Orlando (EUA), com a participação de aproximadamente 350 parceiros de negócios da marca, incluindo representantes do mercado brasileiro.
O Unified Programm foi lançado na América Latina em agosto do ano passado, começando pelo Peru. Atualmente, está em desenvolvimento no Chile e México. Seu objetivo é integrar todo o ecossistema de parceiros de negócios da Dell, que hoje é composto por integradores de sistemas (como Stefanini, Capgemini, Accenture etc); VARs (revendas de valor agregado), distribuidores e suas revendas, além das revendas diretas da empresa.
De acordo com Alvaro Camarena, diretor de Canais da Dell para a América Latina, a proposta da unificação do canal de vendas é dar mais flexibilidade para os parceiros de negócios na hora de comprar e revender produtos da marca. A integração, segundo ele, também traz mais facilidade no que se refere aos incentivos e treinamento dos credenciados.
Camarena informa que o programa não chegou ao Brasil ainda por se tratar do maior mercado da região, o que exige mais esforço para implementação da iniciativa. O executivo destaca que o Brasil é uma peça importante para ajudar a companhia a bater a meta de faturar US$ 6 bilhões no continente latino-americano em 2015. Prova disso é a ampliação do ecossistema de parceiros de negócios no País.
Ecossistema da Dell Brasil
A fabricante fechou acordo há um mês com seu segundo distribuidor para explorar o mercado brasileiro, a Ingram Micro, que opera com uma rede de 11 mil revendas. O novo parceiro chega para trabalhar com a Network1, que assinou contrato com a Dell há cerca de um ano, quando a companhia estreou no País o seu modelo de vendas por meio de grandes distribuidores.
Agora, além do time de vendas Ingram Micro e Network1, a Dell conta aproximadamente com 250 revendas corporativas, classificadas em três níveis: Premier (cerca de 80), Prefered (120) e o restante como Registers, que estão em processo de qualificação.
Segundo Luís Gonçalves, vice-presidente e gerente geral da Dell Brasil (foto), a ampliação do número de parceiros no País é um reforço para ganhar mais capilaridade e atender ao plano de crescimento da empresa de ampliar as vendas indiretas. “Hoje, entre 35% a 40% de nossos negócios no mercado brasileiro são realizados por meio do canal”, informa o executivo.
Com os novos programas que a companhia anunciou durante o PartnerDirect Summit 2015 – Latam Edition, a expectativa da Dell é que aumente a participação das vendas indiretas no Brasil. Gonçalves destaca que a empresa está investindo na capacitação do canal e também na especialização de parceiros para atendimento a determinados segmentos da economia com soluções completa.
Entre as verticais que a Dell vem investindo mais no País, Rafael Schuh, diretor de canais da Dell Brasil, destaca os setores de saúde e financeiro. Este último ele acrescenta que a companhia entrega juntamente com suas soluções ferramentas para dados analíticos para apoiar operações de crédito.
A Dell também aposta na força do seu canal de revendas para chegar aos pequenos negócios, um mercado grande no Brasil, mas com clientes pulverizados. Com ajuda dos parceiros, a companhia acredita ampliar seu braço comercial para atender a pequenas e médias empresas (PMEs), com entrega de soluções de acordo com as necessidades delas.
*A jornalista viajou a Orlando a convite da Dell
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