Usar a chave para abrir o veículo pode se tornar completamente obsoleta se a patente registrada da Jaguar ganhar o mercado. A montadora inglesa pretende utilizar um selfie do motorista para destrancar o carro. O funcionamento é simples, tire uma foto e a porta se abre.
Por trás da ideia há uma questão de segurança que só o selfie pode resolver a baixos custos. A tecnologia do celular e a embarcada nos veículos já são capazes de se integrarem para criar um sistema que reconhece o rosto de uma pessoa. É mais difícil copiar essa autenticação física humana do que fazer uma chave falsa e abrir o veículo.
A patente vai ainda mais longe, permitindo que o próprio veículo reconheça o proprietário assim que ele fique próximo do carro. Isso seria feito, de acordo com o documento, com o uso de sensores de presença e câmeras colocadas por baixo dos vidros laterais.
Em uma segunda etapa do projeto, a Jaguar pretende eliminar até mesmo o trinco e fechadura, fazendo a porta se abrir e fechar automaticamente. Várias pessoas podem registrar suas feições no veículo, permitindo que a família toda possa usar a novidade.
Aceitação
Com a popularização dos smartphones com câmeras e a estabilidade de tecnologias de sensores e de transmissão de dados a pouca distância, o projeto tem tudo para se tornar verdade. O único problema nele é a aceitação dos consumidores. E não é um obstáculo pequeno.
Embora os selfies sejam uma mania em qualquer parte do mundo. Não há certeza de que eles possam substituir mecanismos como uma chave e fechadura.
Algumas empresas acreditam que sim. Bandeiras de cartões de crédito começam a usar o selfie como uma autenticação de segurança a mais na hora de fazer o pagamento. Bancos também começam a desenvolver projetos para que os caixas eletrônicos reconheçam o cliente com foto.
Acesse os outros sites da VideoPress
Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br
Radar Nacional – www.radarnacional.com.br
–