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Dia do Cliente: 57% dos consumidores pretendem realizar compras; problemas com frete causam desistência



Hoje é Dia do Cliente, e os lojistas virtuais costumam aproveitar cada vez mais as oportunidades de venda para fidelizar seus consumidores em datas comemorativas.



É necessário estar atento para o atendimento ao cliente, com diferenciais competitivos e oportunidades que proporcionem experiência para fidelização.

De acordo com estudo realizado pela Social Miner em parceria com a Opinion Box, 57% dos consumidores brasileiros pretendem aproveitar a data para comprar itens de necessidade com o menor preço.

Para esse ano em especial, é preciso saber que a maioria das pessoas fará suas compras de forma online. Outro fator determinante para a metade do público é o benefício de receber seu produtos em casa. Para os que dizem aproveitar a comemoração alguns fatores podem causar a desistência da compra, são eles: frete ruim, com poucas opções de envio e valores abusivos (57%), falta de confiança na loja (40%) e prazo de entrega longo, fora da data prometida (39%).

Para Éder Medeiros, especialista em gestão de fretes, é preciso oferecer um serviço com qualidade de ponta a ponta. “O cliente precisa estar satisfeito com toda experiência. Hoje em dia um dos fatores mais relevantes para a finalização de uma compra está nas opções de frete. Invista em uma estratégia de entrega eficiente, com a alta demanda, apresente alternativas de envio usando o serviço de gestão de frete, transportadoras e empresas de logística”, afirma.

Com sinal de alerta para as entregas, aproveite o momento para realizar adaptações às possibilidades que o mercado virtual necessita, adicione alternativas, como parcerias com empresas que oferecem diversos tipos de integrações para entrega. 

O especialista reuniu abaixo algumas dicas para surpreender os consumidores. Acompanhe:

Aposte na divulgação
Muitos lojistas vão se beneficiar desse atrativo para vender, portanto, a concorrência será grande. Sendo assim, invista na criação da sua própria estratégia, crie sua promoção, invista em uma experiência diferenciada mudando o layout da sua página virtual. Utilize as redes sociais para repercutir o clima da comemoração.

Transforme a data em uma temporada de vendas
O período de vendas durante o Dia do Cliente tem bastante potencial para crescer e é uma ótima oportunidade para impulsionar a criação de atrativos de venda. Ou seja, trate a data comemorativa como uma temporada, estenda o período de promoção por uma semana ou até mais de acordo com a estratégia escolhida.

Lembrando que essa mesma abordagem pode ser utilizada no planejamento de campanhas como Black Friday e Natal.

Fidelize seu cliente
Estimular a lembrança do cliente é uma alternativa para mantê-lo sempre perto, campanhas que estimulem o retorno do cliente mesmo fora de uma data especial é uma ótima aposta. 

Ofereça cupons ou descontos para uma próxima compra, isso auxilia a atração de novos clientes, além de motivar uma compra que não foi finalizada.

Avalie seu frete
O cliente gosta sempre de ser surpreendido e é neste momento que você precisa ter em mentes estratégias em destaque na multidão de lojistas virtuais.

Verifique a possibilidade de oferecer frete grátis durante o período, aproveite o Dia do Cliente como um piloto, lembrando que você não precisar oferecer isso sempre.

Reveja as opções de entrega
É importante que seu e-commerce não dependa apenas de uma opção de entrega. Adicione meios diferentes de frete e o serviço de diversas transportadoras, dessa forma será possível oferecer fretes mais rápidos e mais baratos.

Dia do Cliente: 57% dos consumidores pretendem realizar compras; problemas com frete causam desistência

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