A dormência nas mãos é uma das queixas que mais crescem nos consultórios de neurocirurgia. Para o neurocirurgião Rodrigo Marcelos (RJ), uma das causas é a chamada lesão por esforço repetitivo (LER) muito relacionado à atividade laboral e mais recentemente… [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”] …
ao uso de smartphones e tablets.
“Esta não é a única causa, mas pessoas que usam muito o telefone tem grande chances de apresentarem o problema”, esclarece o especialista, acrescentando que a síndrome do túnel do carpo e doenças da coluna cervical podem ocasionar dormência nas mãos.
Além dessas três principais causas, o especialista acrescenta que a diabetes mellitus mal tratada, vasculopatias, intoxicações medicamentosas, carências de vitaminas – principalmente do grupo B e infecções locais também podem levar a dormências nas mãos. “Os sintomas começam nas pontas dos dedos, podendo evoluir para a palma e o dorso da mão”, sinaliza Marcelos.
As mulheres são as que geralmente mais sofrem com o problema. “A menor força nos punhos, a suscetibilidade genética e até mesmo a menor ingestão de carne vermelha pelas mulheres em comparação aos homens justificam o número maior de casos em pacientes do sexo feminino”, esclarece.
Para o tratamento, o neurocirurgião Rodrigo Marcelos ressalta que primeiramente são realizados exames clínicos e de imagens para descobrir a causa principal da dormência. “A maioria das causas possuem cura. Para pacientes com LER, por exemplo, podem ser necessários analgésicos, antiinflamatórios e sessões de fisioterapia”, alerta.
[/read]INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA