A rede social Twitter deu por concluído o teste com o aumento de caracteres nas postagens. A empresa anunciou no final da tarde desta terça-feira, 7 de novembro, que expandirá o tamanho do espaço para textos para 280 caracteres. A mudança passa a ser válida para todos mundialmente à exceção dos que escrevem em japonês, coreano e chinês. Esses idiomas usam ideogramas e cada símbolo pode significar uma palavra.
O tamanho maior para as postagens já começou a entrar em vigor no Brasil imediatamente após o anúncio. Como de costume nessa rede social, houve polêmicas e muitas piadas.
https://twitter.com/PorqueTretas/status/928010611249868800
https://twitter.com/assumptes/status/928012358601072640
https://twitter.com/freezonaz/status/928011462748098560
O objetivo do teste, lançado em setembro, foi permitir que usuários se manifestassem de maneira mais simples em um Tweet, mantendo a velocidade e a brevidade que fazem da plataforma o melhor lugar para se atualizar sobre o que está acontecendo no mundo. A decisão de ampliar o limite para 280 caracteres para todos os usuários foi tomada a partir da avaliação dos resultados do teste.
Historicamente, 3,5% dos Tweets em português e 9% dos Tweets em inglês atingem o limite de 140 caracteres. Isso reflete o desafio de encaixar um pensamento em um Tweet, muitas vezes resultando em muito tempo gasto na edição e até mesmo na desistência de publicação. Com a contagem de caracteres expandida, esse problema foi amplamente reduzido – apenas 0,2% dos Tweets em português e 1% dos Tweets em inglês atingiram o tamanho limite dos 280 caracteres durante a experimentação.
Com menos Tweets chegando ao número total de caracteres, as pessoas passam menos tempo editando seus textos, têm mais facilidade para dizer o que querem e podem enviar Tweets mais rápido do que antes. Além de publicar mais Tweets, os usuários que puderam utilizar os 280 caracteres tiveram mais engajamento (Curtidas, ReTweets, @menções), conquistaram mais seguidores e passaram mais tempo no Twitter.
O dobro de brevidade
Durante o período de testes, apenas 5% dos Tweets enviados tinham mais de 140 caracteres e apenas 2% tinham mais de 190 caracteres, o que indica que a experiência dos usuários na leitura da linha de tempo não deve mudar substancialmente. Para referência, na linha do tempo, Tweets com uma imagem ou uma pesquisa geralmente ocupam mais espaço do que um Tweet de 190 caracteres.
O Twitter é sobre brevidade, o que faz da plataforma o melhor lugar para se atualizar sobre o que está acontecendo no mundo. Os Tweets vão direto ao ponto, com as informações que mais interessam. Esse é o DNA da plataforma e nunca vai mudar. O Twitter seguirá estudando dados e ouvindo seus usuários para entender como pode melhorar sempre.
Acesse os outros sites da VideoPress
Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br
Radar Nacional – www.radarnacional.com.br
–