Home Novidades Em SP, aulas de habilitação para categoria “B” terão nova carga horária...

Em SP, aulas de habilitação para categoria “B” terão nova carga horária na próxima semana

Aulas de habilitação para a categoria “B”, ou seja, de automóveis de passeio, terão nova carga horária a contar da próxima semana. As alterações para adequação as novas normas previstas em lei federal foram consolidadas em comum acordo entre Detran, Sindicato as AutoMoto Escolas e Centros de Formação dos Condutores.

Segundo a autarquia, as alterações devem encarecer em até 6% o valor da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A ampliação da carga horária do curso de formação passará a valer em 16 de janeiro. Conforme Resolução 493 do Contran, a primeira habilitação na categoria B exige 25 horas/aula do candidato, um aumento de cinco horas que devem ser realizadas no período noturno.

A lei federal que prevê a ampliação da carga horária do curso de formação de condutores para a categoria B (carros) entrará em vigor no Estado de São Paulo em 19 de janeiro de 2015. A medida passa a valer para o candidato que realizar o exame médico a partir dessa data. Já o curso teórico mantém a mesma carga horária, de 45 horas/aula.

“O Detran é favorável aos investimentos na capacitação eficiente dos condutores, mas entende que o cidadão não pode ser prejudicado financeiramente. Estávamos discutindo com o Departamento Nacional de Trânsito a eficiência desta medida, por isso a implantação da lei no Estado de São Paulo foi prorrogada”, explica Daniel Annenberg, diretor-presidente do Detran-SP.

Do total de aulas previstas para o exame prático, o candidato à primeira habilitação poderá fazer até oito aulas por meio do simulador de direção veicular. Neste caso, são obrigatórias 4h em condições noturnas e 4h, diurnas. Já em situações de adição de categoria, o limite é de 6h/aula, sendo três em cada uma das condições. Em São Paulo, o CFC não é obrigado a oferecer o simulador de direção e o candidato não é obrigado a utilizá-lo.





Previous articleAM: Capacitação de monitor de transporte escolar será obrigatória
Next articleDetran-ES vai exonerar servidores que tiveram CNHs cassadas