A forma antecipada de licenciamento é permitida ao motorista que pagar em janeiro o IPVA à vista, com desconto; em fevereiro, para pagamento sem desconto, ou em março, para quem quitar a terceira parcela do imposto. “O calendário anual obrigatório tem início em abril, então é uma opção do motorista fazer o licenciamento eletrônico antecipado. A vantagem é regularizar a situação do carro agora no início e circular tranquilo o resto do ano, sem correr o risco de deixar para a última hora, enfrentar filas ou até ser surpreendido em uma fiscalização”, ressalta Daniel Annenberg, diretor-presidente do Detran-SP.
Neste ano, o custo do licenciamento é de R$ 72,25. O Detran-SP orienta motoristas que optarem pelo pagamento antecipado a incluir o custo de envio do documento pelos Correios, de R$ 11. Para receber o documento de 2015 é necessário pagar o seguro obrigatório e eventuais multas.
O pagamento pode ser feito diretamente no caixa eletrônico de agências do Banco do Brasil, Santander, Bradesco, Itaú, HSBC, Safra e Citibank. Basta informar o número do Renavam que consta no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
A entrega do documento é de 20 dias úteis e o endereço deve estar atualizado junto ao Detran-SP. Após três tentativas de entrega, os Correios devolvem o documento à unidade do Detran da cidade em que o veículo está registrado.
Vencimentos
O prazo final para o pagamento integral com desconto de 3% do IPVA se encerra na segunda, 12, para veículos com placa final 2. Os proprietários de veículos que optarem pelo pagamento parcelado também deverão saldar a primeira parcela neste dia. O calendário continua na terça-feira, 13/1, com veículos de placa final 3 e assim sucessivamente até o dia 22, para os veículos com placa final 0, desconsiderando os finais de semana.