…as relações se tornam mais profissionais, o colaborador goza de melhor qualidade de vida, maior concentração, menor stress e se torna mais orientado aos resultados, pois é reconhecido exatamente pelo seu desempenho mensurável e não por fatores emocionais.
A relação interpessoal, porém, não pode ser extinta. Um ponto de equilíbrio deve ser encontrado. Para compensar as distâncias, a saída é adotar tecnologias para expandir o ambiente de trabalho para fora das fronteiras do escritório. Ou seja, criar “escritórios acessíveis”.
Um “escritório acessível” seria um ambiente de trabalho físico e virtual ao mesmo tempo, mesclando uma infraestrutura de rede para atender escritórios e também acesso remoto através da internet, de forma segura, em qualquer lugar e através de qualquer dispositivo.
Comunicações unificadas e colaboração
Tecnicamente, temos uma mescla das tecnologias de rede com e sem fio integradas (LAN e Wireless LAN), preparadas para autenticar usuários internos e externos pela internet – conceito que chamamos de Acesso Unificado. Os serviços de telefonia atendem tanto os telefones IP para mesas de escritório (usuários internos), quanto softphones e aplicativos em computadores, smartphones e tablets (usuários móveis).
Nessas aplicações, a comunicação ocorre por meio de voz e vídeo e os grupos de trabalho interagem através de chat e status de presença. Os colaboradores podem colaborar e editar arquivos durante uma reunião virtual, além de utilizar um repositório comum. Esse conjunto de serviços é conhecido por comunicações unificadas e colaboração.
No escritório acessível todos os serviços são corporativos, com políticas de utilização e regras de segurança bem definidos. A TI possui um monitoramento em tempo real, relatórios analíticos para tomada de decisão e ferramentas de setup automático para os serviços de rede que podem aplicar a qualidade de serviço (QoS) de acordo com o perfil de usuário, sem nenhuma intervenção humana.
Quando a empresa não adota uma ferramenta corporativa e não oferece aos colaboradores acesso à tecnologia correta, abre a possibilidade dos usuários adotarem suas próprias ferramentas como, por exemplo, mídias sociais, Whatsapp ou outras. Ou seja, o conteúdo corporativo passa a trafegar por meios não seguros e sem controle algum, um risco eminente ao capital intelectual da empresa.
Concluindo, sendo a mobilidade um caminho sem volta, as empresas precisam se adaptar e oferece tecnologias de rede e comunicação. Assim, poderão reter seus talentos e reduzir custos. A adoção do teletrabalho pode ser gradativa e alinhada à necessidade da empresa. Por fim, já está comprovado que a prática traz benefícios podendo ser uma poderosa ferramenta para atender uma nova geração e colaboradores.
* Communications Sales Developer da Alcatel-Lucent Enterprise
Acesse os outros sites da VideoPress
Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br
Radar Nacional – www.radarnacional.com.br
–