Home Novidades Notícias Corporativas Esses são os países mais populares para estudar espanhol

Esses são os países mais populares para estudar espanhol



O espanhol é uma das línguas mais procuradas por brasileiros que querem aprender um novo idioma ou se qualificar profissionalmente. Segundo o Relatório de Idiomas Duolingo 2023, publicado no Terra em maio deste ano, o espanhol foi a segunda língua mais estudada pelos brasileiros na plataforma, ficando atrás apenas do inglês. Mas, além de estudar online, muitas pessoas também buscam a experiência de aprender um novo idioma fora do Brasil, em países onde a língua é oficial.

Segundo a Pesquisa Selo Belta 2023, da Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta), o envio de estudantes brasileiros ao exterior cresceu 18% em 2022, em relação ao ano anterior à pandemia de 2019. E o espanhol também ficou em segundo lugar entre as línguas mais escolhidas para estudar fora. Argentina, Chile, México e Espanha foram alguns dos destinos mais procurados. Entre as cidades da Europa, Barcelona se destacou por sua diversidade e qualidade de vida.

“O mercado de intercâmbio se estabilizou após o controle da COVID-19, o que foi um dos principais fatores para o crescimento. Os estudantes estão em busca de novas oportunidades e observam no intercâmbio a possibilidade de combinar crescimento profissional, educação de qualidade e novas experiências”, esclarece o atual presidente da Belta. Alexandre Argenta, presidente da associação, se mostra otimista com os números do segmento de intercâmbio e viagens estudantis para o fechamento de 2023.



O investimento para estudar espanhol em Barcelona, por exemplo, depende de vários fatores, como a duração e o tipo de curso escolhido – seja em escolas de espanhol ou em faculdades -, bem como o material didático e o alojamento. Mas é preciso levar em conta que essa é uma oportunidade única de ampliar os horizontes culturais, acadêmicos e profissionais. Além de desenvolver a fluência na língua, os estudantes também podem conhecer novas pessoas, lugares e costumes, enriquecendo seu currículo e sua visão de mundo.

Cursos de espanhol: escolas em Barcelona

Barcelona é um dos destinos escolhidos por quem deseja fazer uma imersão no idioma espanhol. A cidade, que atrai estudantes de todo o mundo, possui uma variedade de cursos de espanhol, desde semi-intensivos até aulas noturnas, ministrados por instrutores nativos altamente capacitados. Além disso, há programas voltados para a preparação de exames e o ensino do espanhol para negócios. 

A escola de espanhol Expanish, localizada em Barcelona, por exemplo, tem cursos em grupo e aulas individuais que podem durar de algumas semanas a até 12 meses. Além disso, organiza atividades culturais e sociais para os alunos, como visitas guiadas e oficinas, para que eles possam praticar o idioma e conhecer a cultura e o estilo de vida de Barcelona.

Muitos alunos também procuram a cidade para fazer intercâmbio em faculdades e até mesmo pós-graduações, mestrados e doutorados. “Hoje, temos um nicho específico de alunos, que são os universitários. Eles estão buscando os países de língua espanhola para cursar graduação e mestrado”, conta Newton Lago, diretor comercial do CNA, em entrevista ao G1. Entre as principais universidades da cidade, destacam-se a Universidade Autónoma de Barcelona, a Universidade de Barcelona e a Universitat Pompeu Fabra.

Esses são os países mais populares para estudar espanhol


Previous articleIP Force participa do podcast Papo de Vendedor
Next articlePortabilidade do plano de saúde cresce, mas consumidor enfrenta dificuldades