A partir de hoje, o sinal de TV analógico começará a ser desligado em 113 cidades na região Sul do país para dar lugar à tecnologia digital. A ação faz parte da transição nacional, que vem sendo normatizada e regulamentada pelo Fórum SBTVD (Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre) desde 2007. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
Na região de Curitiba, o switch off se inicia pela manhã e encerra 23h59. Já nas regiões de Florianópolis e Porto Alegre, o desligamento também começará neste dia 31, mas o encerramento está previsto para os dias 28 de fevereiro e 14 de março, respectivamente.
A mudança vem para garantir à população mais qualidade de imagem e maior alcance de canais. Além disso, a expectativa é que recursos como LIBRAS, closed caption, audiodescrição e tecnologias como o EWBS (Emergency Warning Broadcast System) estejam disponíveis já nos próximos anos. “Não se trata apenas de qualidade de transmissão. A chegada da TV digital abre um grande leque de possibilidades para o futuro da TV no Brasil”, afirma o presidente do Fórum SBTVD, José Marcelo Amaral. Uma das exigências para que haja o desligamento é que aproximadamente 93% das residências da região tenham condições de receber o sinal digital.
Para que o usuário tenha uma melhor experiência ao sintonizar a TV digital, o Fórum SBTVD desenvolveu normas que definem procedimentos para a numeração dos canais digitais, isso significa que não haverá mudança na numeração da maior parte dos canais. Hoje mais de 300 municípios possuem somente o sinal digital e desfrutam de seus recursos. A previsão é que o Brasil encerre o desligamento até o fim deste ano.
Confira abaixo as cidades que iniciam o desligamento da TV analógica na data de hoje:
Paraná
Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Carambeí, Colombo, Contenda, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Guaratuba, Imbituba, Itaperuçu, Lapa, Mandirituba, Palmeira, Pinhais, Piraquara, Ponta Grossa, Quatro Barras, Rio Branco do Sul, São José dos Pinhais, Teixeira Soares, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná.
Rio Grande do Sul
Alto Feliz, Alvorada, Araricá, Arroio do Meio, Arroio dos Ratos, Balneário Pinhal, Barão, Barão do Triunfo, Barra do Ribeiro, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Bom Retiro do Sul, Brochier, Butiá, Cachoeirinha, Campestre da Serra, Campo Bom, Canela, Canoas, Capela de Santana, Capivari do Sul, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Charqueadas, Cidreira, Colinas, Dois Irmãos, Eldorado do Sul, Estância Velha, Esteio, Estrela, Farroupilha, Fazenda Vila Nova, Feliz, Flores da Cunha, Garibaldi, General Câmara, Glorinha, Gramado, Gravataí, Guaíba, Harmonia, Igrejinha, Imbé, Imigrante, Ivoti, Lajeado, Linha Nova, Monte Belo do Sul, Pareci Novo, Parobé, Paverama, Picada Café, Portão, Porto Alegre, Presidente Lucena, Rolante, Santo Antonio da Patrulha, São Francisco de Paula, São Jerônimo, São José do Hortêncio, São José do Sul, São Leopoldo, São Marcos, São Sebastião do Caí, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Tabaí, Tapes, Taquara, Taquari, Teutônia, Tramandaí, Três Coroas, Triunfo, Tupandi, Vale Real, Veranópolis, Viamão, Westfália e Xangri-Lá.
Santa Catarina
Florianópolis, Biguaçu, Palhoça, Paulo Lopes e São José.
[/read]
INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
Veja também
Panasonic apresenta câmera Lumix GH5S para produtores de vídeos profissionais
LG OLED AI recebe prêmio de melhor TV na CES 2018
Samsung apresenta “The Wall” na CES, a primeira TV Modular MicroLED de 146 polegadas do mundo