A Flytour Tecnologia, empresa do Grupo Flytour – de turismo -, finalizou todo o processo de migração dos datacenters físico para a nuvem. No total, foram investidos R$ 12 milhões na transição para a cloud computing. A estratégia faz parte da constante busca da companhia por maior eficiência operacional, otimização financeira e disponibilidade imediata de recursos.
Para realizar o processo de migração dos quatro datacenters físicos, foram necessárias quatro etapas, uma para cada transferência de datacenter para a nuvem. “Além de todo esse cuidado, também conectamos fisicamente o ambiente de Cloud com nossa infraestrutura física, facilitando assim a movimentação das aplicações”, diz Fernando Campos, diretor de Tecnologia da Flytour.
Entre os motivos que fizeram o Grupo Flytour realizar a migração, os destaques ficam por conta da escalabilidade, que permite aumentar e reduzir a capacidade computacional da empresa sob demanda; o controle de custos, no qual cada recurso utilizado recebe uma ou mais TAGs, que permite aferir mensalmente qual empresa do grupo utiliza cada recurso; a realização de mudanças rápidas, que permite atualizar as aplicações em partes sem prejudicar a operação; a utilização dos recursos do ecossistema Cloud, que com poucos cliques disponibiliza a solução necessária, e, por último, a continuidade do negócio graças ao ambiente de disaster recovery, backup e segurança, mais simples e eficiente se comparado ao modelo anterior.
Recursos
“Num processo dessa magnitude, realizamos diversos ajustes (refatoração) nas aplicações para que pudéssemos utilizar todos os recursos de escalabilidade que a migração para Cloud permite. Sem isso, apenas teríamos um datacenter virtualizado. Esse processo levou 18 meses e foi extremamente gratificante ver a equipe empenhada em superar as expectativas do Grupo”, finaliza Campos.
Acesse os outros sites da VideoPress
Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br
Radar Nacional – www.radarnacional.com.br
–