Maior evento mundial do Gartner para CIOs e executivos de tecnologia terá edição brasileira de 19 a 22 de outubro
O Gartner, Inc. afirma que existe uma divergência crescente entre as organizações que mantêm iniciativas de negócios digitais e aquelas que estão apenas planejando essas ações. De acordo com uma pesquisa recente, 32% dos líderes de organizações com receita anual igual ou superior a U$250 milhões lidam com negócios digitais, valor superior aos 22% registrados pela mesma pesquisa no ano passado. O Gartner entrevistou 304 executivos de empresas dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e Austrália, entre maio e junho de 2015, como parte de sua pesquisa Digital Business 2015. O objetivo foi compreender como companhias e instituições captam, identificam e exploram as novas oportunidades que os negócios digitais oferecem.
Os investimentos em negócios digitais serão discutidos no Symposium/ITxpo 2015, o maior e mais importante evento mundial do Gartner para CIOs e executivos de tecnologia, e que terá sua edição brasileira de 19 a 22 de outubro (segunda a quinta-feira), no Sheraton São Paulo WTC Hotel. O evento reunirá cerca de 2.000 profissionais da área, incluindo 450 CIOs, e 40 analistas do Gartner.
“Os resultados da pesquisa revelam que os líderes estão mais propensos a se concentrar no projeto e na criação de negócios digitais. Pedimos que os entrevistados elencassem a importância de cinco fatores de sucesso e fragmentamos os resultados de acordo com a situação da empresa: companhias que estão usando técnicas de marketing digital, organizações que estão em fase de planejamento dos negócios digitais, e empresas que já os implementaram”, afirma Jorge Lopez, Vice-Presidente e Analista Distinto do Gartner. Os momentos dos negócios digitais são catalisadores que movimentam uma série de eventos e ações envolvendo uma rede pessoas, negócios e coisas que passam por diversas indústrias e ecossistemas.
“Os momentos dos negócios digitais, com oportunidade e concorrência ainda inexploradas, podem mudar rapidamente a dinâmica nas indústrias. Dessa maneira, o sucesso do projeto e o desenvolvimento de negócios que a empresa pode replicar são os compromissos mais importantes de uma organização que quer se tornar digital. Companhias inovadoras estão adaptando as oportunidades de negócios digitais para complementar os produtos e serviços existentes”, afirma Patrick Meehan, Vice-Presidente de Pesquisa do Gartner.
A pesquisa também revelou que a maioria das empresas que estão tomando iniciativas de negócios digitais não distinguem entre estratégia de negócios digitais e não digitais. As organizações que estão na fase de planejamento veem as duas de forma separada. Em termos práticos, uma empresa que está migrando da estratégia para a execução terá menos etapas para atingir seus objetivos, em comparação com aquela que necessita inserir um processo de planejamento separado para os negócios digitais. Com o tempo, mesmo que a equipe mais eficiente encontre problemas, ela poderá se recuperar mais rapidamente do que a outra, cujo processo estratégico é maior.
Os resultados revelam ainda que os executivos que já estão nos negócios digitais investem em projetos-piloto e implantação, enquanto aqueles em fase de planejamento se concentram em investigação e experimentação. A maior prioridade dos precursores dos negócios digitais é a adoção de novas tecnologias (70%). As seguintes prioridades – criação de um ambiente amplamente colaborativo (56%) e suporte à mudança de tecnologia voltado para o cliente (53%) – representam respostas para um estímulo externo e são características de um negócio digital saudável.
Quando solicitados para identificar qual seria o impacto dos negócios digitais – positivos ou negativos – nos próximos cinco anos, os líderes organizacionais concordaram veementemente com a vantagem, prevendo melhorias na experiência e o envolvimento do usuário (86%), na organização de TI (86%), na produtividade da força de trabalho (84%) e na organização de vendas (83%). As organizações parecem prever poucos aspectos negativos quanto aos negócios digitais, com apenas 7% de projeção de um aspecto negativo ou impacto significativamente desfavorável em relação à equipe, e 6% em fusões e aquisições.
“Os efeitos perturbadores dos negócios digitais não podem ser subestimados. Até hoje, categorias limitadas de produtos – música, livros, fotografias e jornais – viram seus modelos de negócios alterados. Olhando para o futuro, líderes organizacionais de outros produtos e categorias de serviços também precisarão se adaptar por meio da reestruturação da força de trabalho, eliminando funções obsoletas e encontrando talentos que possam ajudar os sistemas de projeto e fluxos de trabalho a otimizar o uso de elementos integrados com as pessoas e negócios para dar um novo valor para os clientes”, afirma Jorge Lopez, Vice-Presidente e Analista Distinto do Gartner.
O Gartner Symposium/ITxpo 2015 oferece aos CIOs e executivos estratégicos de TI um direcionamento estratégico sobre como dominar as mudanças tecnológicas neste momento decisivo, no qual é preciso adaptar-se à nova onda digital que arrebata o mercado. Mais informações estão disponíveis no site: gartner.com/br/symposium.