O Gartner prevê que os gastos governamentais com TI em todo o mundo deverão totalizar US$ 565,7 bilhões em 2022, o que representa um aumento de 5% em relação a 2021.
“Os últimos anos, marcados pelos duradouros desafios provocados pela pandemia, mobilizaram uma onda de atividades de transformação digital em organizações governamentais em todo o mundo”, diz Daniel Snyder, Diretor e Analista do Gartner. “Os governos estão executando atividades inovadoras, aproveitando a tecnologia para otimizar serviços digitais, avançar nos processos de automação e evoluir as experiências dos cidadãos.”
Em 2022, os gastos governamentais com TI devem aumentar em todos os segmentos, exceto serviços internos e serviços de telecomunicações. Continuando a tendência de 2021, as ofertas software deverão registrar o crescimento mais forte em todos os segmentos em 2022. Como a modernização dos recursos legados continua sendo uma prioridade nas organizações governamentais, o crescimento nas vendas de sistemas de data center continuará a desacelerar durante o período de previsão.
Gastos governamentais mundiais de TI para 2021-2023 (em bilhões de dólares)
Gastos em 2021 | Crescimento em 2021 (%) | Gastos em 2022 | Crescimento em 2022 (%) | Gastos em 2023 | Crescimento em 2023 (%) | |
Sistemas de Data Center | 25,08 | 7,3 | 26,13 | 4,2 | 26,64 | 1,9 |
Dispositivos | 37,48 | 13,0 | 37,82 | 0,9 | 37,38 | -1,1 |
Serviços Internos | 68,24 | -2,1 | 68,18 | -0,1 | 70,76 | 3,8 |
Serviços de TI | 191,84 | 10,7 | 204,20 | 6,5 | 220,99 | 8,2 |
Serviços de Software | 146,95 | 16,9 | 162,27 | 10,4 | 183,01 | 12,8 |
Serviços de Telecom | 69,19 | 1,1 | 67,10 | -3,0 | 67,19 | 0,1 |
Total | 538,79 | 9,1 | 565,73 | 5,0 | 606,000 | 100 |
Os governos continuam investindo em aplicações críticas, que suportam diretamente as interfaces com o usuário final, impulsionando um forte crescimento neste segmento. Os gastos com serviços de telecomunicações devem diminuir em 2022, à medida que os governos reduzem os gastos com sistemas legados caros em favor de modelos de prestação de serviços digitais.
Modelo de qualquer coisa como serviço surge à medida que o pagamento conforme o uso ganha impulso
Qualquer coisa como serviço (XaaS – ou Anything-as-a-Service, em inglês) está ganhando popularidade em organizações governamentais, pois oferece melhor retorno sobre o investimento, normalizando os gastos de TI ao longo do tempo, tornando o orçamento de TI mais previsível, evitando o acúmulo de dívida técnica. O Gartner prevê que, até 2026, a maioria dos novos investimentos em TI das agências governamentais será feita em soluções XaaS.
“A pandemia fez com que o setor público acelerasse a adoção de soluções em Nuvem e de XaaS em um processo dedicado para a modernização da infraestrutura legada e para a implementação de novos serviços”, conta Snyder. “De fato, cinquenta e quatro por cento dos CIOs governamentais que responderam à Pesquisa Gartner CIO 2022 indicaram que esperam alocar fundos adicionais na contratação de plataformas em Nuvem em 2022, enquanto 35% dizem que diminuirão os investimentos em infraestrutura legada e em tecnologias de data center locais.”
Com os desafios contínuos de talentos enfrentados pelas organizações, o XaaS torna mais fácil para as organizações governamentais encontrar o talento certo por meio de modelos operacionais XaaS. Os modelos de entrega de ‘qualquer coisa como serviço’ exigem diferentes conjuntos de habilidades internas de TI e exigem menos da organização para desenvolver ou adquirir habilidades em tecnologias emergentes, que geralmente são difíceis de encontrar e difíceis de serem pagas pelos governos.
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