A consultoria de mercado Gartner prevê um aumento nos gastos dos departamentos de TI com produtos e serviços para a segurança da informação. O montante chegará a US$ 81,6 bilhões em 2016, representando um aumento de 7,9% em comparação com o ano anterior. Até 2020, a curva de aceleração nesse mercado deve continuar em alta, prevê a empresa.
As maiores demanda que impulsionarão os gastos das empresas com segurança da informação são serviços de consultoria e outsourcing de TI. Testes de segurança, outsourcing de TI e prevenção contra perda de dados (DLP) exibirão as maiores taxas de crescimento, gerando oportunidades de para fornecedores até o final de 2020.
Os produtos e serviços para segurança preventiva devem despontar como uma prática comum, também entrando em forte crescimento e despontando como um mercado consolidado. Atualmente, essa prática tem se alastrado em profissionais de TI que optam por medidas preventivas ao planejar suas estratégias de segurança.
No entanto, alerta a consultoria, essa área deve mostrar um realinhamento das ofertas. As medidas preventivas têm mostrado falhas em momentos cruciais de ataques cibernéticos. Uma aproximação com estratégias de detection-and-response (detecção e resposta) deve ocorrer nos próximos anos.
Tecnologias como gerenciamento de eventos (SIEM) e gateways Web seguros (SWG) devem aproveitar essa tendência de aproximação. Em particular, SWG é uma tecnologia que irá manter um crescimento de 5% a 10% até metade de 2020.
Firewalls
O Gartner dá um foco especial no mercado de firewalls. No relatório é apontado um aumento de 2% para 3% nos preços desse produto, até o final de 2018. O motivo principal é o aquecimento das compras por provedores de serviços e empresas de internet. Esses fornecedores estão comprando e implantando firewalls cada vez mais avançados como medidas de segurança e a produção não está conseguindo acompanhar a demanda.
Acesse os outros sites da VideoPress
Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br
Radar Nacional – www.radarnacional.com.br
–