No início deste ano, o Google lançou mais formas de facilitar a proteção de dados para milhões de usuários. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
São eles: controles simples de acessar, novas maneiras de usar aplicativos no modo Anônimo e opções que permitem apagar dados automaticamente, como Histórico de Localização, buscas e outras atividades no Google. Hoje, o Google anuncia mais novidades que darão ainda mais autonomia para que o usuário administre seus dados. Confira:
Modo Anônimo chega ao Maps
Desde que foi lançado com o Chrome, em 2008, o modo Anônimo tem sido um dos controles de privacidade mais populares entre os usuários. Esse controle super fácil de usar está chegando a mais produtos: no início do ano, foi a vez do YouTube, e a partir de agora ele estará disponível também no Google Maps.
Quando o usuário ativa o modo Anônimo no Maps, atividades como locais pesquisados não serão salvas na Conta do Google, nem usadas para personalizar a experiência no aplicativo. Para ativar o modo Anônimo, basta clicar na foto do perfil.
No momento em que você quiser recomendações de restaurantes, informações sobre o trânsito a caminho do trabalho e outros recursos sob medida, basta desativar o modo Anônimo. Esse recurso será lançado para Android nas próximas semanas, e em breve chegará ao iOS.
Auto-deletar no YouTube
Em maio deste ano o Google anunciou que seria possível apagar automaticamente o Histórico de Localização e as Atividades na Web e de Apps. Isso inclui tudo o que o usuário pesquisa e digita quando navega.
É possível escolher apagar essas informações automaticamente sempre que elas completarem 3 ou 18 meses. Agora, o auto-deletar chega ao histórico do YouTube. O usuário precisa apenas estabelecer o período – apagar dados com mais de 3 ou 18 meses, semelhante ao Histórico de Localização.
Google Assistente
A partir de agora, sempre que o usuário disser “Ok Google. Como você garante a segurança dos meus dados?”, o Assistente vai oferecer informações sobre o que estamos fazendo para proteger a privacidade e a segurança desses dados.
Ficará também mais fácil controlar as configurações de privacidade usando comandos de voz bem simples. Nas próximas semanas, será possível deletar conversas com o Assistente de sua conta acionando apenas o comando de voz.
Não será preciso ativar esses recursos: eles vão funcionar automaticamente e terão uma configuração padrão para todos os usuários. Caso você peça para o Assistente deletar mais de uma semana de conversas, ele vai abrir diretamente a página das configurações que permite completar essa solicitação.
Essas funcionalidades serão lançadas em inglês nas próximas semanas, e estarão disponíveis nos demais idiomas em breve.
Check-up de Senhas do Google
Proteger a privacidade dos usuários na internet exige uma segurança sólida. Por isso, os dados dos usuários do Google são automaticamente protegidos por um dos sistemas de segurança mais avançados do mundo.
O Checkup de Segurança identifica possíveis ameaças à Conta do Google – golpes do tipo phishing ou aplicativos que não sejam seguros e estejam conectados à conta do usuário.
Há tempos, o Google já tem um gerenciador de senhas que protege e armazena as senhas do usuário em diversas contas. Agora, basta um clique para que o Checkup de Senhas avise ao usuário sobre senhas fracas, reutilizadas ou que já tenham sido expostas a algum tipo de violação.
Além de atualizar os produtos com recursos de privacidade e segurança ainda mais úteis, o Google abriu o novo Centro de Engenharia em Segurança do Google (GSEC, na sigla em inglês), e passou a oferecer tecnologias como a biblioteca de privacidade diferencial e o Private Join and Compute em formato open source.
Com isso, outras empresas também poderão reforçar sua proteção de privacidade.
[/read]
INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
Veja também
Google Maps lança recurso de navegação para motos
Google abre as inscrições para programa de bolsas de pesquisa na América Latina de 2019
Procon multa Google e Apple por infração no uso do Faceapp