O Google comprou a Eyefluence, que produz tecnologia para reconhecimento de movimentos dos olhos em sistemas de realidade virtual e realidade aumentada. Os termos do acordo não foram divulgados e mesmo a notícia surgiu de forma tímida, por meio de um anúncio no blog da startup.
A Eyefluence havia conseguido US$ 21,6 milhões em 2011 em investimentos de empresas conhecidas de capital de risco. Entre elas estão a Intel Capital, Jazz Venture Partners, Motorola Solutions Venture Capital and NHN Investment.
O eye-tracking interface, como é chamado, está sendo cada vez mais importante na medida que os visores de realidade virtual e aumentada ganham mercado. No começo de outubro, o Google anunciou em seu evento mundial (aquele que também lançou o smartphone Pixel), o lançamento do Daydream View, um dispositivo de realidade virtual mais parecido com os modelos existentes. Até então, a empresa trabalhava para que o Google Glass, que se parece mais com um óculos comum, ganhasse o mercado.
Avanços
O movimento dos olhos é cada vez mais importante na tecnologia de realidade virtual. Há duas vertentes de desenvolvimento trabalhando com isso. Uma delas avança para que o olhar seja uma forma e métrica para saber como a atenção do usuário se desenvolve ao jogar ou navegar. Outra linha, seguida pela Eyefluence, tem melhorado cada vez mais a forma como os olhos ajudam a percorrer menus, selecionar e tudo mais que se pareça com um substituto do que fazemos hoje nos mouses.
“Hoje, estamos animado em anunciar que a equipe Eyefluence está se juntando Google! Com as nossas forças combinadas, vamos continuar a avançar a tecnologia para expandir o potencial humano e empatia em uma escala ainda maior. Estamos ansiosos para as inovações e mudança de vida que criaremos juntos!”, apontou o texto do blog da empresa que anunciou o negócio.
Acesse os outros sites da VideoPress
Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br
Radar Nacional – www.radarnacional.com.br
–