Assistir vídeos no Youtube, ou usar serviços on line como o Gmail e Maps, produz rastros. A nossa vida digital é cheia de pegadas que deixamos para trás e é muito fácil alguém sair coletando todas elas para futuramente aporrinhar a vida alheia. Mas uma nova ferramenta do Google pode evitar esse problema de privacidade. A empresa lançou a página Minha Atividade, que permite ver e controlar dados de localização, vídeos assistidos e buscas realizadas. É uma ótima ferramenta e também um alerta. Tem coisas lá que você provavelmente nem sabia, mas o Google sabia – e guardava.
Vamos ser realistas, nossa vida na internet interessa a muita gente. Empresas querem melhorar os serviços digitais, anunciantes querem que notemos seus produtos e, bom, tem os hackers e stalkers também. A página Minha Atividade permite ter um mínimo de controle sobre isso. É possível filtrar as informações que serão mostradas para terceiros. Só vale para serviços do Google e qualquer rotina de sua vida digital fora dos domínios da empresa estará exposta sabe-se lá com qual critério e abrangência.
Seria interessante uma ferramenta dessas em cada um dos principais conglomerados da internet. Por enquanto é somente um “minha vida com o Google”.
Excluir Tudo
Em Minha Atividade, a tarefa de bloquear informações é bem simples. Há um botão de ligar e desligar. Ela se divide em Histórico de Localização, Informações de Dispositivos, Pesquisas no Google Play e Feedback do Youtube. Você clica em Histórico e aparece uma lista de atividades no serviço, dividida por dia. Logo de início, há um link Excluir Tudo.
Ao chegar nesse ponto, algo fica claro. Passamos tempo demais na internet.
Após limpar seus dados no Minha Atividade, você pode passar alguns minutos off line para refletir sobre essas duas descobertas: 1) Passo tempo demais on line 2) Caramba, o Google sabe mais de mim do que minha mãe.
Acesse os outros sites da VideoPress
Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br
Radar Nacional – www.radarnacional.com.br
–