A CEO da HP, Meg Whitman, fez duras críticas à compra da EMC pela Dell, em e-mail enviado aos funcionários e abriu a possível batalha de comunicação que promete tomar conta do mercado nos próximos anos. A Dell comprou a EMC por US$ 67 bilhões, como uma estratégia para sobreviver no mundo da tecnologia da informação (TI) em plena transformação.
Com o negócio, o segmento de tecnologia para empresas deve ter três gigantes despontando dos demais. Um é a tradicional e já posicionada IBM, que desde 2005 vem livrando-se de seus produtos de margem baixa e consumo final, principalmente vendendo operações para a chinesa Lenovo. A nova Dell, com a EMC, tornou-se a nova protagonista, com forte penetração em armazenamento, servidores e redes. A HP completa o trio, mas a empresa deve tornar-se focada mesmo com a separação das unidades de consumo final e corporativo, prevista para o ano que vem.
Nesse cenário, Whitman aproveitou para dar as boas vindas à Dell com um e-mail para funcionários no qual critica a negociação que abalou a TI. “Este movimento vai causar caos nos canais, pois une dois programas e abordagens diferentes”. O recado soa como um conselho de quem já passou por situação semelhante. A HP comprou ao longo dos anos grandes concorrentes como Digital, EDS,…[MAIS]