A Samsung resolveu por um fim às especulações de mercado e confirmou, nesta segunda-feira, 12 de setembro, que venderá sua divisão de impressoras para a HP Inc. (companhia de produtos para consumo final da antiga HP). O negócio envolve algo perto de US$ 1 bilhão e foi anunciado durante a reunião do Conselho de Administração da empresa, que nomeou Jay Y. Lee para o board de executivos.
A venda da unidade de impressoras deverá ser confirmada em uma assembleia extraordinária dos acionistas em outubro. A Samsung vai se desfazer de todas as operações globais e ativos de seu negócio de impressão e repassar tudo para a HP. De acordo com a empresa coreana, essa é uma transação que mostra os esforços da companhia para se concentrar-se em suas áreas de negócio mais rentáveis.
Pelo acordo, a Samsung será fornecedora de impressoras para a marca HP. Somente na Coreia permanecerá comercializando máquinas com a marca Samsung. A notícia vem menos de um ano após a HP dividir-se em duas, a HPE (voltada ao segmento corporativo de serviços de TI) e a HP Inc. (de produtos para consumo final). Ambas as divisões da antiga HP têm movimentado o mercado com aquisições e remodelagem de atuação no mercado.
Momentos importantes
A HP Inc. apresentou há poucas semanas um balanço otimista ao mercado. A empresa teve receitas no último trimestre de US$ 12 bilhões, acima do esperado. O segmento de impressoras, no entanto, teve baixa de 14% se comparado com o mesmo período do ano fiscal anterior. No entanto, a curva de declínio foi menos intensa do que em meses passados, o que mostra que pode haver meios de se aproveitar esse setor com mais poder de comércio e menos concorrentes.
Já a Samsung vive um momento conturbado, com as explosões do seu smartphone Galaxy Note 7, recém lançado. O aparelho apresentou problemas na carga de bateria e as fotos deles destruídos e queimados tomaram as redes sociais. A companhia foi ágil em assumir o problema e propor reembolso e trocas para os consumidores. Mas o que menos se podia esperar num ano economicamente complicado era uma situação dessas.
O negócio de impressão da Samsung emprega actualmente cerca de 6 mil pessoas (com 2 mil somente para pesquisa e desenvolvimento) e inclui um centro de produção na China e mais de 50 escritórios de vendas em todo o mundo.
Acesse os outros sites da VideoPress
Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br
Radar Nacional – www.radarnacional.com.br
–