Home CORPORATE CLOUD Huawei e UFGC criam laboratório de inovação em computação em nuvem

Huawei e UFGC criam laboratório de inovação em computação em nuvem

null


A Huawei e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) anunciam parceria para pesquisa e desenvolvimento dedicada à educação e capacitação de alunos em computação em nuvem e inovação tecnológica no Brasil.

O objetivo do projeto, que inclui a montagem de um laboratório de pesquisa no Campus da UFCG e que contou com a intermediação e o apoio da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, é capacitar alunos da instituição para trabalhar com equipamentos e softwares no segmento de computação em nuvem.

“A UFCG é uma instuição de ensino qualificada que possui um histórico de inovação em TIC e liderança na área de computação em nuvem, experiência que motivou a Huawei a implementar esse laboratório conjunto na Paraíba”, explica Tito Ocampos, Gerente de Pesquisa & Desenvolvimento da Huawei.



Para o executivo, a computação em nuvem tem amplo potencial de crescimento mercadológico e de desenvolvimento tecnológico e científico, o que torna a parceria estratégica para a empresa, para a universidade, assim como para todo o Brasil.

Com o acordo, a Huawei traz pela primeira vez ao País a solução FusionCube – um servidor para aplicações de Computação em Nuvem – que estará disponível no Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI) da UFCG para a capacitação dos alunos e também para pesquisas focadas em inovação tecnológica.

“Há mais de 15 anos operando no mercado brasileiro, a Huawei reforça com a parceira o compromisso de longo prazo de investimentos, pois se sente responsável em apoiar as iniciativas para o desenvolvimento do País. A empresa também defende que colaborar com as grandes Universidades é importante para promover as condições de inovação tecnológica que irão beneficiar os ambientes acadêmicos e a sociedade”, completa Ocampos.

Certificação de alunos
Ao longo de 13 meses serão treinados de 20 a 25 alunos da Universidade em disciplinas variadas, e no final do curso eles receberão um certificado de qualificação e estarão aptos a ingressar no mercado de trabalho.

Os alunos receberão uma bolsa de estudo como parte integrante do projeto, que tem como coordenador o professor Kyller Costa Gorgônio, do Centro de Energia Elétrica e Informática/Embedded. Segundo o professor, o programa é importante, pois possibilitará o acesso às tecnologias que darão suporte ao surgimento de aplicações inteligentes que irão facilitar a vida dos cidadãos.

“Essas aplicações vão desde sistemas para marcar consultas com seu médico online até sistemas complexos que podem reconfigurar o sistema de tráfego da uma cidade com base no fluxo de veículos. Isso possibilitará a esse aluno colocar-se mais facilmente em um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo”, completa.

O professor entende que o treinamento e a criação de soluções em computação em nuvem visam contribuir para o modelo de cidades digitais com elevado nível de serviços públicos disponível na plataforma digital.

Sobre a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba

A Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (Fundação PaqTcPB) atuou no andamento e definição da parceria como a principal instituição intermediária entra a UFCG e a Huawei. Atualmente, conta com mais de cem iniciativas em andamento na área de TI e atua como uma das grandes incentivadoras da região, o que inclui a criação do Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo (CITTA) que deve fomentar e dinamizar a inovação no Nordeste.

A diretora geral da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba e presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti), Francilene Procópio Garcia, celebra o investimento. “A parceria é muito bem-vinda, pois nossos alunos terão oportunidade de vivenciar ambientes de formação e de transferência de conhecimentos suficiente para criar soluções competitivas e tecnologicamente avançadas, melhorando a qualidade de vida e ampliando as fronteiras econômicas do Estado”, destaca.

 

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br