Home Cultura Huawei lança primeira plataforma de alfabetização para crianças com deficiência auditiva

Huawei lança primeira plataforma de alfabetização para crianças com deficiência auditiva



Muitas crianças podem ter dificuldades no processo de alfabetização, mas crianças pequenas com deficiência auditiva grave enfrentam ainda mais obstáculos. Com isso, a Huawei lançou no Brasil o StorySign, primeira plataforma de alfabetização do mundo para crianças com deficiência auditiva e surdas. Criado em 2018, ele usa Inteligência Artificial e realidade aumentada para ajudar crianças a aprenderem a ler.

O StorySign é um aplicativo gratuito que traduz o texto de livros selecionados da Língua Portuguesa para Libras. Com um avatar personalizado, o StorySign dá vida aos livros e ajuda as crianças com deficiência auditiva e surdas a aproveitar as histórias como todas deveriam.

O webinar de lançamento do aplicativo aconteceu hoje (10) no canal da Huawei Brasil no YouTube, e contou com os convidados Andréa Beatriz Messias Belém, coordenadora geral da Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação do Ministério da Educação, Antonio Campos, presidente da Feneis (Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos), Atilio Rulli, diretor de Relações Públicas e Relações Governamentais da Huawei Brasil, e Filipe Trigueiro Xavier Correia, vice-presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE) do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.



Desenvolvido em parceria com a União Europeia de Surdos, a Associação Britânica de Surdos, a Penguin Books e a Aardman Animations, entre outras instituições, o StorySign permite dar vida a algumas das histórias preferidas das crianças, usando tecnologia de ponta para captura de movimento e animação, garantindo que as expressões faciais e as mãos dos personagens apresentem a representação perfeita das Libras, criando um personagem virtual divertido.

Em parceria com a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos – Feneis, a Huawei pode entender os desafios da população, encontrando soluções tecnológicas que possam verdadeiramente revolucionar o processo de alfabetização de crianças com deficiência auditiva e surdas.

Dois brasileiros foram essenciais na implementação do projeto no país. Edílson Andrade, tradutor e intérprete de libras, e Erik Honorato, revisor de línguas, viajaram a Londres e, em parceria com a equipe Huawei, traduziram dois livros infantis para a Língua de Sinais: “Gildo”, de Silvana Rando, da editora Brinque-Book, e “A Festa Encrencada”, de Sônia Junqueira, da editora Ática. Edílson se equipou para se tornar o “avatar” que conta as histórias brasileiras no aplicativo.

Até o momento, o StorySign existe em 15 línguas diferentes, e está presente no Reino Unido, na França, na Alemanha, na Itália, na Espanha, em Portugal, na Austrália e no Brasil. Já foram traduzidos para Libras 71 livros, sendo 2 brasileiros.

“Com o StorySign, nós da Huawei buscamos mudar a realidade de milhares de brasileiros que não tinham acesso à leitura e que poderão, a partir de agora, ter uma nova experiência com o mundo dos livros. Neste primeiro momento, estamos lançando dois títulos, mas buscamos novos parceiros para ampliar cada vez mais o acesso das crianças à leitura”, afirmou Atilio Rulli, Diretor Sênior em Relações Governamentais e Relações Públicas

Como funciona o StorySign
1. Uma criança abre um livro de leitura habilitado para o StorySign em sua frente, abre o aplicativo e segura o smartphone sobre a página;

2. Nosso avatar amigável Star conta a história em libras enquanto o aplicativo destaca cada palavra gesticulada;

3. Dessa forma, o StorySign ajuda as crianças e seus pais a compartilharem o momento de leitura de histórias enquanto aprendem a ler e a falar em libras juntos.

O aplicativo Huawei StorySign é gratuito e funciona em smartphones e tablets, com suporte a iOS e Android. Pode ser encontrado na Huawei AppGallery , App Store ou Google Play Store.

Tech4All
É importante destacar que o aplicativo faz parte do plano de inclusão Tech4All da Huawei, que tem o objetivo de ajudar mais 500 milhões de pessoas a se beneficiarem da tecnologia digital nos próximos cinco anos.

“Inclusão digital significa usar a tecnologia digital para promover o desenvolvimento inclusivo e não deixar nenhuma pessoa, lar ou organização para trás”, afirmou Ken Hu, vice-presidente da Huawei, em discurso no Tech4All Summit que aconteceu durante o Huawei Connect 2019, em setembro do ano passado, e teve como tema “Como Inovação Inclusiva Pode Empoderar o Mundo”.

Huawei lança primeira plataforma de alfabetização para crianças com deficiência auditiva

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA