Home CORPORATE ARTIGO Inovação para além da TI e o novo papel do CIO

Inovação para além da TI e o novo papel do CIO



por Sandra Maura*

O CIO, o qual há alguns anos era responsável apenas por questões técnicas, hoje tem em suas mãos a tarefa de inovar e se adaptar a contínuas mudanças
Foto: Divulgação

A Transformação Digital trouxe novas perspectivas para as funções desempenhadas por executivos da área de TI (CIO – Chief Information Office). Trata-se de uma expansão para além das tradicionais atividades de planejamento realizadas por profissionais do setor há alguns anos, quando o volume de informações começava a ganhar novas proporções dentro das empresas.

Com o avanço da automação viabilizada por tecnologias como Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina (ML), o escopo de trabalho desses executivos ampliou e passou a abranger a área de negócios de forma estratégica. Atualmente, o CIO é parte de uma equipe de liderança que estabelece bases para o desenvolvimento de talentos e para a integração organizacional de toda a companhia.



Uma pesquisa realizada pelo Gartner com 3.160 CIOs de 98 países aponta que 95% desses profissionais preveem mudanças quanto as funções que desempenham atualmente. À medida que o digital se espalha, o papel do CIO se torna mais desafiador e focado em objetivos comerciais.

O estudo mostra ainda que a maioria dos executivos considera que as tendências tecnológicas, sobretudo de segurança cibernética e de Inteligência Artificial (IA), mudarão significativamente a maneira como eles realizarão seus trabalhos no futuro. A maioria dos profissionais afirma que a segurança cibernética será um dos temas mais debatidos em 2018, uma vez que o cenário global inclui ameaças digitais que podem afetar seriamente as organizações.

Por outro lado, o CIO da atualidade precisa ser um profissional mais generalista, com conhecimentos que se estendem a vários campos. Ao menos 84% dos principais executivos entrevistados pelo Gartner são responsáveis por áreas de negócios fora do setor de TI. Dentre os assuntos de destaque estão inovação e transformação, ações que geram os melhores resultados para as empresas.

Cerca de 80% dos executivos afirmam que os negócios digitais têm encorajando grandes empresas a transformarem sua forma de pensar estratégias e aceitar as mudanças. Isso significa espaço maior para a inovação em um momento no qual companhias se arriscam e apostam na Transformação Digital.

Nesse cenário, portanto, esse profissional se torna responsável por captar recursos para implementar equipes digitais assertivas ao identificar e avaliar o perfil de cada profissional direcionado para a área estratégica. Cabe ao CIO a percepção de que compor um time multidisciplinar é investir no sucesso. Além disso, melhor informado sobre a equipe, o executivo consegue se manter próximo aos projetos primordiais para a organização.

O CIO, o qual há alguns anos era responsável apenas por questões técnicas, hoje tem em suas mãos a tarefa de inovar e se adaptar a contínuas mudanças em uma realidade de trabalho transformada pela revolução digital.

Muito mais expansivo e requisitado, o executivo agregou funções e se tornou peça chave na estratégia das empresas. Assim como ocorre na tecnologia, o mercado também vivencia transformações nos papéis dos executivos. É tempo de se reinventar como CIO e assumir um papel protagonista em uma tendência global de organizações que buscam incorporar a Transformação Digital em seus processos. A inovação caminha lado a lado com os novos desafios de negócios, e a passos largos.

*Sandra Maura é CEO da TOPMIND