Intel, Google e Volvo apresentaram a nova versão do sistema operacional Android OS com aplicações Google em um protótipo do Volvo XC40 equipado com um system-on-chip (SoC) automotivo Intel Atom, capaz de proporcionar experiências informativas e de entretenimento no interior do veículo (IVI, na sigla em inglês). [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
Os recursos incluem reconhecimento de voz via Google Assistant, acesso ao ecossistema de apps Android via Google Play Store e capacidade de usar o Google Maps nativamente no sistema de infotretenimento integrado.
Os carros estão se transformando em uma extensão da vida digital das pessoas – e, na última década, o interior dos automóveis se transformou no principal ambiente onde as montadoras se destacam e podem oferecer valores tangíveis aos consumidores.
O mercado de infotretenimento deverá atingir 33,8 bilhões de dólares até 2022. Telas de alta definição touchscreen, climatização, entretenimento e interconectividade móvel se transformaram estão se tornando padrão.
Imad Souson, vice-presidente corporativo e gerente geral do Centro de Tecnologia de Código Aberto da Intel, declarou que a companhia está empenhada em ter o Android como um sistema operacional automotivo que ajude as montadoras a oferecer informação e entretenimento no interior dos veículos: “Nossos esforços em cooperação com a Google e a Volvo vão garantir às montadoras o poder computacional ideal com segurança reforçada na mais recente versão do Android para proporcionar novas experiências dentro dos automóveis” completou.
Para conseguir alcançar o pleno potencial dos sistemas IVI, as fabricantes de veículos precisavam abandonar soluções de software proprietárias. Isso exigia um sistema operacional e aplicações que pudessem ser facilmente personalizados, atualizados e expandidos.
Em 2015, a Google viabilizou isso ao levar o Android para os carros. Usando o SoC Intel Atom como plataforma, este sistema operacional e as aplicações Google estão proporcionando novas e interessantes experiências dentro dos automóveis, além de um ambiente amplo e familiar de recursos onde os desenvolvedores podem criar novas soluções.
“É incrível poder trabalhar com a Intel e a Volvo e oferecer aos proprietários de veículos a nova geração de infotretenimento no interior dos carros usando o Android”, afirmou Patrick Brady, vice-presidente de engenharia Android do Google.
Contando com o Android e os SoCs automotivos Intel Atom, as montadoras podem otimizar o processamento, as mais recentes versões de software e recursos de segurança. O Board Support Package (BSP) da Intel para Android é otimizado para esse SoC e estreia comercialmente nesse veículo para dar aos consumidores acesso a aplicativos como o Google Maps e o Google Assistant, que prestam assistência aos motoristas sem que eles precisem tirar as mãos do volante.
[/read]
INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
Veja também
3 Passos para adotar a Inteligência Artificial em sua empresa
Fabricante Volvo anuncia venda de veículos autônomos para o Uber
Avell lança notebooks com a 8ª Geração de processadores Intel