As grandes empresas estão testando seus sistemas de inteligência artificial (AI -artificial intelligence) em campos pra lá de inusitados. O Google está usando seu AlphaGoGo em um campeonato de Go, um jogo mais complicado que o xadrez, e está dando um suor danado no campeão mundial humano. A IBM já fez seu Watson ganhar um programa na TV de programas e respostas. Agora é o Alibaba, gigante mundial de e-commerce, que mostra que sua AI pode ganhar as manchetes ao prever com exatidão o vencedor do programa caça-talentos musicais em forma de reality show, “I Am Singer”.
O programa é um sucesso na TV chinesa. É transmitido pela Hunan TV, desde 2013 com índices recordes de audiência. Ele funciona nos modelos exibidos por aqui. Um grupo de promissores cantores passa por tarefas e julgamentos até sobrar somente um. O sistema de AI do Alibaba conseguiu acertar o vencedor do episódio final, veiculado na sexta-feira passada.
O vencedor foi a sino-americana Coco Lee, que cantou a balada “A Love Before Time”, do filme O Tigre e o Dragão. Para a escolha do campeão, foram usados votos da plateia que…[LEIA MAIS]