Veja a seguir uma lista exemplos do uso da ferramenta no cotidiano:
1- Previsão de demanda de produtos – A Inteligência Artificial determina a quantidade e mix ideal de reposição para cada produto, em cada loja ou elo da cadeia logística. Com isso, o consumidor sempre encontra o produto no ponto de venda e a indústria e o varejo reduzem perdas com estoques acima da demanda.
2- Smart Cars (carro inteligente) – A Inteligência Artificial é a base da internet das coisas. Com o sistema inteligente, os carros são capazes de identificar os padrões de comportamento e os interesses dos donos. Assim, o veículo ajusta sozinho a temperatura e as posições da direção e dos espelhos, sintoniza a rádio preferida etc. Em vez de avisar da necessidade de troca do óleo, o automóvel vai consultar a agenda do motorista, ligar para o posto preferido e programar a troca. Se for um carro sem motorista, ele pode ir até sozinho. A IBM perguntou a altos executivos de empresas quando eles entendem que a tecnologia estará em funcionamento – 74% responderam em 2025.
3 – Reconhecimento Facial – Permite encontrar um rosto em meio à multidão. Ferramenta em uso pelas agencias de combate ao terrorismo.
4- Data Security (segurança de dados na internet) – A tecnologia ajuda a detectar 325.000 novos virus (malware) todos os dias. O internauta navega e paga as compras com segurança.
5- Financial Trading (Mercado Financeiro) – O sistema prevê os movimentos do mercado de ações. Um gigantesco volume de dados é analisado de forma tão veloz que a capacidade humana dos analistas não consegue acompanhar.
6- Saúde – A Inteligência Artificial é utilizada para entender os fatores de risco da diabetes – estão em operação algoritmos capazes de prever o risco de hospitalização em pacientes com a doença. A tecnologia também ajuda na prevenção do câncer de mama – com análise das mamografias foi possível detectar em 52% das mulheres a alta probabilidade de contrair a doença com um ano de antecedência do surgimento dos primeiros sintomas, segundo estudo do estudo do Computer Assisted Diagnosis (CAD).
7- Personalização do marketing – Permite que produto pesquisado em uma loja online apareça magicamente em várias páginas da próxima navegação do internauta.
8- Prevenção de fraude – A Inteligência Artificial está cada vez mais precisa na detecção de potencial de fraude em diversos campos de negócio. O PayPal, por exemplo, usa a ferramenta para prevenir lavagem de dinheiro em seu sistema de pagamento.
9- Recomendações – A ferramenta analisa o comportamento de compra e interesses do internauta e compara com milhares de outros consumidores para identificar qual será sua próxima compra ou o filme que irá assistir. E surpreende com um convite antecipado ou mais informações sobre o produto desejado.
10- Google – O site de busca é o case mais famoso de uso de inteligência artificial. Todos os dias, milhões de pessoas fazem diversas consultas.
11- Natural Language Processing (NLP) – Os algoritmos de linguagem natural ajudam os sistemas de call center na identificação de rotas rápidas para fornecer a informação que o cliente precisa. É o final dos menus intermináveis até chegar ao objetivo do consumidor.
* Colaborou Bento Ribeiro, sócio-fundador da Tevec, empresa pioneira no uso da inteligência artificial para previsão de comportamento de demanda de produtos