Cada dia mais presente e ainda com grande potencial transformador, a internet das coisas (IoT) está trazendo um problema colateral para as empresas. Executivos estão sofrendo de ansiedade ao verem as vulnerabilidades dos dispositivos IoT e ao notarem que a ramificação dos negócios pode não ter mais fronteiras.
Um total de 54% dos executivos entrevistados numa pesquisa da consultoria Forrester e encomendada pela empresa de soluções IoT ForeScout, relataram essas preocupações de segurança e do impacto no negócio. Os funcionários LoB (Line of Business – que estão na linha de frente com os clientes) demonstraram mais preocupação (58%), e o staff de TI não fica muito longe com 51%.
A pesquisa alerta para os níveis de ansiedade estão ficando elevados. A internet das coisas é sem dúvida transformadora, mas ela também abre um novo leque imenso de falhas de segurança que podem afetar operações comerciais críticas. E isso pode ficar ainda mais complicado porque ninguém tem muita ideia de até onde um negócio pode se estender se adotar com sucesso a IoT.
Não só a ansiedade está crescendo como a falta de parâmetros de gestão se mostra cada vez mais complexa. A maioria das empresas pesquisadas (82%) luta para identificar todos os seus dispositivos conectados à rede. E quando perguntadas sobre quem é o principal responsável pela garantia de funcionamento da IoT, os líderes de TI e LoB não tiveram uma resposta clara sobre isso.
Conscientização
“Os resultados da pesquisa demonstram uma mudança dinâmica na forma como as organizações pensando os riscos inerentes à IoT. Cada novo dispositivo representa um vetor de ataque a mais”, disse Michael DeCesare, presidente e CEO da ForeScout. “Garantir a IoT não é apenas uma questão de segurança cibernética, é uma questão de negócios funcionando sem risco”.
“As empresas estão indo na direção certa quando se trata de investimentos de segurança da IoT e nossa esperança é trazer uma maior conscientização tanto para os desafios como para as melhores práticas. No entanto, esta pesquisa revela que é necessário fazer mais”, aponta a Forrester na apresentação do documento.
Acesse os outros sites da VideoPress
Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br
Radar Nacional – www.radarnacional.com.br
–