…identificável de comunicação que poderia substituir a confiança de uma carta e fosse rápida como um raio. Mas os técnicos que precisavam dessa solução eram todos pessoas que trabalhavam em pesados computadores (mainframes), geralmente ligados por uma linha telefônica comum e que tinham somente uma impressora à disposição.
A BBN Technologies ajudou a criar uma rede ligando esses computadores, que mais tarde foi chamada de Arpanet e desenvolveu um protocolo comum para a comunicação. Contudo, o problema continuava. Como endereçar corretamente a mensagem e identificar remetente e destinatário.
Escolha quase acidental
Foi então que Tomlinson resolveu trabalhr de forma simples, como uma carta. A mensagem deveria ter o endereço, no caso uma identificação do computador, e o nome da pessoa que receberia a “carta”. Para separar isso de forma lógica e que pudesse ser entendido por gente e máquinas, o engenheiro lembrou de um símbolo esquecido da linguagem escrita, o @.
A escolha foi acidental. Tomlinson apenas desviou os olhos em seu Teletipo Modelo 33 e logo após a letra P estava o @. Era algo que ninguém usava e serviria de forma perfeita para fechar seu trabalho. Ainda hoje, o @ é usado como símbolo da comunicação digital em várias oportunidades.
Por esse trabalho com o e-mail e essa definição quase acidental da @, Tomlinson foi escolhido para o Hall of Fame da Internet, em 2012.
Acesse os outros sites da VideoPress
Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br
Radar Nacional – www.radarnacional.com.br
–