O Japan Film Experience (JFX), mostra inédita de títulos japoneses, terá sua primeira edição em agosto e setembro próximos, e chega a São Paulo, Fortaleza e ao estado do Paraná. A programação prevê a exibição de gêneros diversos, incluindo documentário e clássicos, nos cinemas brasileiros. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
A realização da Mostra, este ano, é estimulada pelo marco histórico dos 110 anos da imigração japonesa, comemorado em junho, com festividades previstas ao longo do segundo semestre, no país.
O Festival, uma iniciativa da Sato Company, conta com o apoio institucional do Comissão para Comemoração dos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil e da Fundação Japão, organização vinculada ao Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, além do Ministério da Cultura e Secretaria de Estado de Cultura de São Paulo, por meio de leis de incentivo à cultura, e Prefeitura de São Paulo, com o circuito SPCine.
Para o curador da Mostra e CEO da Sato, Nelson Sato, “a iniciativa tem por objetivo aumentar a plateia e apreciadores de filmes japoneses, ampliar o acesso à cultura, além de prestigiar a memória da imigração japonesa no Brasil, tão importante para nossa história e cultura”.
Filmes para todos os gostos
Para quem está acostumado com tokusatsu, anime e live action, gêneros cada vez mais assimilados pela cultura pop nacional, vão se surpreender com a diversidade e qualidade das produções japonesas. Além dos principais produtos do ramo da indústria de entretenimento, no Japão, os animes, o JFX vai apresentar novas produções que têm feito sucesso dentro e fora da Terra do Sol Nascente.
Ao todo, serão 11 gêneros para atender a todos os gostos. “A ideia é produzir experiências que permitam ampliar a visão da rica cultura japonesa, por meio de novas linguagens cinematográficas; mostrar o talento nato que o Japão apresenta para produção de diversos gêneros”, afirma o curador Nelson Sato.
O JFX reserva títulos de ficção, drama, ação, fantasia, animação, comédia, documentário e especiais.
Experiências além da tela
Além das produções da cinematografia japonesa, o JFX também irá promover experiências para favorecer o intercâmbio cultural entre os dois países. Estão na agenda do evento as Experiências Sushi, Terror e Cosplay.
Na experiência Sushi, os espectadores poderão fazer degustação da alta culinária japonesa, enquanto assistem filmes cuja temática é a gastronomia, como o documentário Jiro Dreams of Sushi.
Para os fãs de anime, live action e tokusatsu, a experiência Cosplay vai garantir sessões exclusivas para exibirem os trajes de seus personagens japoneses favoritos.
E, sendo o Japão um país com talento nato para criação de filmes de terror, não poderia faltar a experiência Terror, que promete estímulos assustadores para quem gosta de sentir medo na frente da telona.
O Festival ainda prevê outras atividades paralelas, com a organização de mesas redondas para debater e discutir a rica cinematografia japonesa.
Acessibilidade e Sessões Educativas
Para promover a difusão do audiovisual japonês ao maior número de pessoas, o JFX prevê a exibição de alguns filmes com audiodescrição, libras e legendas descritivas, para alcançar espectadores com deficiência motora, visual ou auditiva, garantindo a acessibilidade.
Também, estão previstas sessões a estudantes de escolas públicas e privadas, por meio do circuito CEU-SPCine, em locais alternativos ou com pouco acesso a cinemas, gratuitas ou com preço especial.
Para mais informações, acesse o site.
[/read]
INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
Veja também
São Paulo recebe o 8˚CINEFOOT – FESTIVAL DE CINEMA DE FUTEBOL
Ford marca gerações com grandes momentos do Mustang no cinema
Conheça o app que permite ganhar dinheiro assistindo vídeos no smartphone