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Lancei um aplicativo. E agora?

Marcas, anunciantes e desenvolvedores de apps e games investem horas em criação e no desenvolvimento da TI para viabilizar grandes ideias nos smartphones de milhões de usuários de smartphones pelo mundo. Ok, todo mundo já entendeu que ter presença mobile é fundamental, e que bons aplicativos são úteis e valiosos aos consumidores, seja para engajar uma marca, seja para comprar em uma loja, ou para passar o tempo. Mas, depois que você lançou um aplicativo, o que vem depois? Como você se destaca da multidão e faz os usuários descobrirem o seu produto e se engajarem nele?

Tanto tempo é investido na criação e liberação de um aplicativo nas lojas, mas pouco se sabe sobre onde e como investir depois de seu lançamento. Atraindo usuários para um novo aplicativo é extremamente difícil e sem verba de divulgação, há apenas algumas formas de tentar ser descoberto:

1. Você pode rezar por um milagre;
2. Você pode tentar amigos jornalistas que falem do seu app;
3. Ser selecionado pela Apple dentro da App Store;
4. Coloca suas próprias mãos no projeto e decide investir em campanhas de marketing.

A AppsFlyer empresa de análise de aplicativos, cuja ferramenta é usada por mais de dez mil desenvolvedores de apps, marcas e agências, para medir a performance de seus aplicativos, criou um passo a passo do que fazer e o que medir para garantir a aderência de seu aplicativo.

Seja esperto e criativo com seu upload na App Store
App Store Optimization (ASO) é ao mesmo tempo uma arte e uma ciência para se lidar. Seja criativo e garanta que seu ícone se destaque dos outros. Inclua prints da tela do aplicativo na lista da loja. Identifique e utilize as melhores palavras-chave para a descrição.



1) Conheça o significado de “Atribuição” – você vai precisar
Saber de onde o usuário veio é o primeiro passo para avaliar a performance de seu app. Atribuição é justamente isso: entender de onde veio o usuário que baixou um aplicativo em seu celular. É atribuir uma origem ou uma fonte. É certo que baixamos os aplicativos das lojas Google Play ou App Store, mas antes de chegar lá, o usuário viu uma publicidade ou alguma outra comunicação que motivou o download.

2) Divulgue o máximo que puder nos meios digitais
Promova seu app e acione anúncios nas mídias sociais: Facebook Ads, Posts patrocinados, instagram, twitter etc. Faça com que as pessoas falem sobre ele e estimule que os usuários dêem notas e resenhas sobre seu app dentro da loja. Faça uma campanha intensiva de curto prazo para que o usuário adquira seu app e você tenha downloads e notas de revisão. Tanto as lojas da Apple quanto da Google colocam mais alto no ranking aplicativos com maior número de downloads e opiniões.

3) Entenda o que o usuário está fazendo
Depois que lançou e divulgou, a única coisa que o desenvolvedor do app tem como saber é quantos downloads o app tem. Mas é preciso ir além para garantir a aderência e a sobrevivência do aplicativo. É preciso saber o que fazem as pessoas uma vez que já baixaram. Usam quantas vezes por dia? Para que? Em que lugar?

4) Saiba quantas estão desinstalando e de onde
Não basta saber quantas pessoas estão baixando. É preciso saber quantas estão desistindo do app. “Com ferramentas específicas, é possível saber de quais modelos de celulares as pessoas estão desinstalando mais aquele aplicativo”, conta Daniel Junowicz, diretor da AppsFlyer para América Latina. Isso ajuda os desenvolvedores e anunciantes melhorar o app de formas diferentes que aumente a experiência e a utilidade dele para os usuários, gerando menos desinstalações.

5) Realinhe a estratégia e o investimento na divulgação em tempo real
Com todas essas informações em mãos, o responsável pelo marketing ou divulgação do app deve mudar rapidamente os canais de divulgação de acordo com os resultados. Se vieram mais usuários por meio de posts patrocinados em Facebook, invista mais lá. Se houve resposta boa por banners em determinados sites, invista mais neles também. Retire o investimento em canais que não estão trazendo resultado. Repense a comunicação de acordo com a usabilidade do aplicativo.

6) É um trabalho contínuo
O trabalho de divulgação e promoção de um app nunca acaba. Ele necessita do exato mix de criatividade e imaginação com uma mentalidade voltada a dados alinhada com sua marca. Mais do que tudo, a divulgação precisa de comprometimento para maximizar seus esforços de promoções e fornecer ao usuário a melhor experiência possível. Já que smartphones são os dispositivos mais pessoais e mais importantes para os indivíduos no mundo de hoje, a recompensa para quem faz o trabalho de promoção de um app bem feito, acaba sendo um divisor de águas.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br



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