A Salesforce, empresa que nasceu evoluindo os softwares de gestão de clientes (CRM) acaba de anunciar uma alteração visual e de funcionalidades em seu produto Lightning. Mais do que uma substituição rotineira promovida por empresas de software, essa evolução mostra que o mundo dos negócios mudou e para garantir lugar no futuro é preciso acompanhar. E isso vale até para uma companhia jovem, com apenas 16 anos, e nascida já em meio de novos paradigmas.
É inegável que a Salesforce tem identificação com os negócios digitais. Ela nasceu com uma nova proposta de CRM e abrindo a porta para os negócios na nuvem. Seus principais concorrentes em 1999 eram grandes e complexos softwares que precisavam ser instalados em potentes infraestruturas. Sua oferta, ao contrário, era “assine e use”.
E hoje é hora de mudar novamente. O lançamento do novo Lightning Experience é descrito pela própria empresa dessa forma: “Nós somos uma companhia que reconhece que o mundo mudou e um bom design não é apenas para as empresas de consumo”. Há uma clara influência da consumerização da tecnologia da informação (TI) aí. Atualmente, as áreas de negócio dominam as compras de TI e esses usuários não são técnicos e não fazem questão de serem. Eles querem algo que facilite as rotinas e processos, mas que tenha interfaces adaptadas aos negócios, simples e práticas.
O anúncio do lançamento vai mais longe na descrição do cenário atual, lembra o lançamento do iPhone e cita UX (user experience) como base para o novo desenvolvimento. E é verdade que o Lightning Experience precisava mudar. Ele tinha cara da década passada. Para resolver esse problema e manter o espírito transformador, o vice-presidente executivo da empresa, Mike Rosenbaum, explica a forma como o problema foi proposto: ”se nós votlássemos à 1999, mas tivéssemos toda a tecnologia disponível de hoje, o que criaríamos?”
O resultado pode ser visto nessa animação feita pela empresa.
As novas funções do produto podem ser conferidas no anúncio oficial do site da empresa, que convida para um teste. Mas a importante lição que fica desse lançamento é a forma como ele foi feito e como uma empresa pode evitar de ficar deitada sobre os sucessos do passado.
Acessse os outros sites da VideoPress
Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br
Radar Nacional – www.radarnacional.com.br